13 janeiro 2011

Região Serrana do RJ enfrenta 2º dia de calamidade causada pela chuva

As chuvas na Região Serrana do Rio deixaram 394 mortos desde terça-feira (11). Em Nova Friburgo, o número de vítimas já chega a 169. Em Teresópolis, onde voltou a chover por volta das 10h30 desta quinta-feira (13), são 169 mortos, e em Petrópolis, o número é de 39 óbitos, a maioria encontrada no Vale do Cuiabá, Distrito de Itaipava.
Em Campinas, distrito de Sumidouro, a prefeitura confirmou por volta das 15h desta quinta, um total de 17 mortos. Na região, há previsão de mais mortos e o hospital já abriga vários feridos.
Bombeiro soterrado é achado
Um dos corpos encontrados nesta manhã é o do bombeiro Vitor Lembo, que estava trabalhando no Centro de Friburgo, na quarta-feira (12), quando foi soterrado com mais dois colegas. Seu corpo só foi retirado dos escombros nesta manhã, sob lágrimas e aplausos. Além da família, colegas de trabalho, como o coronel Suarez, diretor-geral de saúde do Corpo de Bombeiros, e um outro agente vítima do mesmo desabamento, mas resgatado com vida, choravam.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Flávio Luiz de Castro, há ainda 1.200 desabrigados e 1.300 desalojados na cidade.
Pelo menos 5.000 pessoas vão receber aluguel social
Secretaria estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro informou ter solicitado recursos ao governo federal para pagar aluguel social inicialmente a 5.000 famílias da região serrana.
O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, formalizou nesta quinta-feira solicitação de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social para pagamento de aluguel social a 5.000 famílias atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Estado.
A medida visa a remoção e reassentamento imediatos dessas famílias, pelo fato de morarem em áreas de extremo risco.
A remoção imediata de moradores de áreas de extremo risco foi uma das principais medidas definidas nesta quarta-feira (12), quando o secretário Rodrigo Neves esteve em Teresópolis e Petrópolis reunido com os prefeitos Jorge Mário e Paulo Mustrange, respectivamente.
Até a tarde desta quinta-feira, 60 toneladas de mantimentos – colchonetes, casacos, material de higiene pessoal e de limpeza, água e alimentos não perecíveis – já foram enviados pela Secretaria Estadual de Assistência Social para os municípios de Teresópolis e Petrópolis. Hoje mais mantimentos serão enviados para os desabrigados.
Presidenta Dilma visita área da tragédia e promete ações firmes
Governo libera 780 milhões de reais para recuperação das áreas atingidas e libera saque de FGTS para moradores em cidades em estado de calamidade
A presidenta Dilma Roussef desembarcou na tarde desta quinta-feira (13), na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, de onde seguiu de helicóptero para região serrana do Estado que já registra mais de 380 mortes em decorrência do forte temporal da madrugada de quarta-feira 11. Acompanhada por ministros, pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Demerval Barbosa Moreira Neto, ela caminhou por algumas áreas de Nova Friburgo e conversou com moradores.
Após a visita, Dilma voltou à capital e concedeu uma entrevista coletiva ao lado do governador Sérgio Cabral, no Palácio Guanabara. A presidenta prometeu ações firmes na reconstrução das áreas atingidas. Ela afirmou que “o momento de reconstrução será também de prevenção” e prometeu liberar recursos com menos burocracia possível. Dilma declarou ainda que “a prevenção não é uma questão de Defesa Civil apenas, é uma questão de saneamento, drenagem e política habitacional de governo” e que “a moradia em área de risco no Brasil é a regra, não é a exceção”.
A Força Nacional de Segurança, do ministério da Justiça, deve chegar ainda nesta quinta-feira no Rio e deve ficar em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, por tempo indeterminado, para ajudar nos resgates de vítimas a pedido governador do estado.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-