12 janeiro 2011

Pernambuco está entre os estados com maior risco de dengue

Pernambuco está entre os 16 estados do Brasil considerados com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue neste começo de ano. A informação foi divulgada pelo Ministério da Sáude, e teve com base o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Além dos 16 estados com risco muito alto de epidemia, outros nove estados foram considerados com alto risco.

Vale destacar que o levantamento anterior indicava dez estados com risco muito alto e cinco com alto. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidente Dilma Rousseff para articular ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença.
Além de Pernambuco, o novo mapa da dengue no país também indica os estado    s do  Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,  Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro  com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.

AÇÕES – De acordo com o Ministério da Saúde, será realizado um acompanhamento sistemático da implantação dos planos de contingência para enfrentar epidemias de dengue nos 16 estados que atualmente apresentam maior risco. O monitoramento será feito em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e vai integrar as ações de vigilância, assistência e mobilização em saúde.
O novo mapa da doença foi traçado com base no Risco Dengue, ferramenta lançada pelo Ministério da Saúde em setembro de 2010 que leva em consideração seis critérios básicos, dos quais quatro são do setor da saúde: incidência atual de casos; incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo Aedes aegypti e sorotipos em circulação. O quinto critério é ambiental (cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo); e o último é demográfico (densidade populacional).
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-