13 janeiro 2011

Apenas um deputado compareceu a todas as sessões no plenário da Câmara na atual legislatura

Levantamento feito pelo site Congresso em Foco com base em registros oficiais da Câmara publicado nesta quarta-feira (12) mostra que dos 633 deputados que exerceram mandato na atual legislatura, apenas um participou de todas as sessões reservadas a votação nos últimos quatro anos. Carlos Manato (PDT-ES) não teve nenhuma falta nos 422 dias em que o plenário da Câmara se reuniu em sessões deliberativas. Os deputados que mais se aproximaram do campeão em assiduidade foram José Genoino (PT-SP) e Jofran Frejat (PR-DF). Os dois acumularam apenas quatro faltas nesse mesmo período.

Esses três parlamentares encabeçam o grupo de 32 deputados que registraram mais de 400 presenças no período entre 6 de fevereiro de 2007 e 21 de dezembro de 2010. Os congressistas tiveram assiduidade igual ou superior a 95%.

Manato atribui sua assiduidade a uma determinação pessoal.

- É um compromisso que tenho comigo mesmo, em primeiro lugar, com meus eleitores. Eu me considero um 'caxias' - declara o deputado. Ele revelou que recusou convite para acompanhar a comitiva do presidente Lula no ano passado ao Espírito Santo porque a visita coincidia com votações no Congresso.

Para José Genoino e Jofran Frejat, estar presente nas sessões do plenário é o mínimo que um deputado deve fazer.

- Sempre considerei isso um dever elementar. O mínimo que se pode fazer é não estar ausente nas votações - avalia Genoino, que será assessor especial do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

- Se você assume compromisso com a população de responder positivamente pelo mandato que está sendo concedido, você tem de estar presente - afirma Jofran, outro dos mais assíduos.

Já a bancada dos mais assíduos na Câmara reúne representantes de 14 partidos políticos, de 16 estados e do Distrito Federal. O PT e o PP, com cinco nomes cada, são as legendas com mais parlamentares entre os mais presentes. PMDB e PSDB, com quatro, vêm em seguida. Na lista dos campeões de assiduidade, São Paulo e Goiás são os estados com mais parlamentares: quatro cada. Na sequência, aparecem Distrito Federal, Ceará e Paraná, com três.

Para elaborar a lista dos 32 mais assíduos, o Congresso em Foco levou em consideração os parlamentares que participaram do maior número possível de sessões deliberativas em toda a legislatura.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-