17 dezembro 2010

Resumo das notícias mais comentadas esta semana

Desemprego tem recorde de baixa - A melhor notícia da semana chegou hoje: o desemprego caiu em novembro para um nível inédito (5,7%), confirmando o ano inteiro de forte desempenho do mercado de trabalho. Mas a confiança da indústria está no nível mais baixo do ano. Aliás, há um descasamento: empresário do varejo está feliz da vida (entrevistei dois deles, e o programa estará mais tarde aqui no site), mas os industriais estão com medo do excesso de importação.
Inadimplência em alta - O atraso no pagamento cresceu pelo sétimo mês seguido: em novembro, a alta foi de 3,5%. O crescimento da inadimplência será uma das complicações com as quais o Banco Central terá de lidar no ano que vem. Ao mesmo tempo em que terá de lutar para reduzir a inflação, o BC não poderá encarecer demais o crédito para não desatar uma onda de atrasos nos pagamentos.
Parlamentares se dão aumento - Com uma rapidez que não é vista em outras votações, o Congresso aprovou nesta semana aumento de salário de 62% para parlamentares e de 130% para ministros e presidente da República. No final da legislatura, no apagar das luzes, não era hora de fazer isso. A forma como foi decidido também está errada: primeiro, os congressistas votaram em regime de urgência, depois,fizeram uma votação simbólica, porque assim não se saberia quem votou ou deixou de votar. Enquanto isso, o Congresso americano se uniu para votar redução de impostos.
Ata do Copom - Não é dito claramente, mas nas entrelinhas, a última ata do Copom do governo Lula informa que terá de haver aumento dos juros no começo do governo Dilma. O que o BC quis dizer é que a taxa terá de subir porque a inflação está sensivelmente acima da meta. A ata, diz, por exemplo, que medidas de aperto no crédito não substituem aumento dos juros.
Pacote pró-investimentos - Nesta semana, o governo lançou um pacote de incentivo ao financiamento privado ao investimento de longo prazo. Está previsto isenção de IR para pessoas físicas e investidores que
aplicarem em títulos das empresas que investirem em obras de infraestrutura. A ideia do governo é acabar com uma das distorções da economia brasileira: a excessiva dependência do BNDES para a realização de investimentos de longo prazo. O problema é que alguns projetos são de duvidoso retorno financeiro, como o Trem-Bala e Belo Monte.
Novas regras para IR - A Receita Federal anunciou novas regras para a entrega da declaração do IR 2011 (ano-base 2010). A prestação de contas com o Leão não poderá mais ser feita no papel. Agora também está permitido declarar parceiro do mesmo sexo como dependente. Está obrigado a apresentar a declaração quem, em 2010, teve rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25. Não foi atualizada a tabela do IR.
Novos investimentos da Petrobras - A empresa anunciou a compra de 30% da refinaria Alberto Pasqualini, que havia vendido em 2001 para a Repsol. Comprou caro demais na avaliação do mercado. A Petrobras também vai aumentar os investimentos na Bolívia. Comprou o campo de gás Itaú, ao lado dos campos dos quais é dona na Bolívia. Os dois investimentos foram considerados controversos, até porque a Petrobras continua dependente demais do BNDES como seu principal financiador.
WikiLeaks - Durante toda a semana, o Wikileaks esteve nas manchetes, ou pelos seus vazamentos ou pela prisão do seu criador, Julian Assange. Na quinta-feira, Assange ganhou liberdade condicional. Ao sair, disse que espera continuar fazendo seu trabalho.
Voto de confiança para Berlusconi - O Senado e a Câmara da Itália decidiram manter o premier Sílvio Berlusconi no cargo, superando um voto de desconfiança da oposição. É inacreditável. A economia está em crise, porque a Itália tem endividamento alto, como os vizinhos, e há casos espantosos de tráfico de influência. Berlusconi vive demonstrando que governa mal e tem um comportamento completamente inadequado para um chefe de estado.
Legalização de bingos rejeitada - A Câmara rejeitou o projeto que previa a legalização das casas de bingo por 212 votos contra 144, e depois de denúncias de corrupção no plenário.
A semana teve notícias para todos os gostos, inclusive a POF, pesquisa do IBGE que mostrou que o brasileiro está comendo mais, mas a qualidade caiu. É preciso buscar alimentos e vida mais saudável.

Créditos: http://www.twitter.com/miriamleitaocom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-