21 dezembro 2010

Pernambuco agora tem celular para surdos-mudos

Pernambuco vai ter celulares desenvolvidos para surdos-mudos. O projeto piloto vai começar com 50 pessoas, e deve ser ampliado para 10 mil aparelhos no prazo de dois anos. " Esse é um exemplo do uso das tecnologias para inclusão social", diz o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), Anderson Gomes.
O novo celular funciona assim: o surdo-mudo envia, por mensagem de texto, o que quer comunicar ao interlocutor, que recebe por mensagem de voz. O processo é inverso é feito para que o surdo-mudo receba a mensagem. A nova tecnologia pode ajudar também na comunicação com os serviços públicos, como chamadas emergenciais. A Associação dos Surdos-Mudos do Recife, parceira da nova tecnologia tem cerca de 300 associados na RMR, segundo o vice-presidente Rafael Emil.

O projeto é uma parceria entre a Brava Autonomia, Softex Recife, Sectma, Samsung, e a comunidade surda-muda de Pernambuco. O investimento é de R$ 1,08 milhão da Sectma e R$ 720 mil da Softex.
O diretor da regional Nordeste da Vivo, Joaquim Perúcio, disse que é a primeira vez que a empresa entra em um negócio do tipo. "Já havíamos participado de projetos para deficientes visuais, por meio do Instituto Vivo", comenta. A distribuição vai começar na Região Metropolitana do Recife e, depois, chega ao interior do Estado.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-