25 dezembro 2010

Compesa reajusta conta e Goiana passa o Natal sem água

Entrou em vigor desde a última quinta-feira (23) a taxa de reajuste de 5% das contas de água da Compesa. A maioria dos consumidores pernambucanos, no entanto, deve começar a sentir os efeitos do aumento somente a partir de fevereiro de 2011, já que, no próximo mês, o cálculo ainda será feito proporcionalmente e as contas têm datas de fechamento diferentes. Mas a dica é já entrar em 2011 economizando.
A partir deste ano, entra em vigor a aplicação do reajuste tarifário anual na conta de água, através de um indicador financeiro adotado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), composto, em 2010, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para medir a inflação oficial, e pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).

Algumas medidas, no entanto, podem evitar surpresas desagradáveis na hora de quitar a fatura. A Compesa recomenda que os consumidores concertem os vazamentos, para não deixarem válvulas e torneiras desperdiçando água. Se os reparos estiverem velhos, é bom verificar as condições e, se for o caso, substitui-los.

Os banheiros são responsáveis, em média, por 70% do consumo de água nas residências. Então, na hora da descarga, pressionar a válvula somente pelo tempo necessário (três segundo são suficientes) ajuda na economia. Quando não regulada, a válvula pode chegar a dobrar o consumo.

Evitar jogar papel higiênico e ponta de cigarro no vaso também pode ajudar a reduzir a conta no fim do mês. Além de economizar água e dinheiro, a atitude também evite entupimentos.

Na hora de lavar as roupas, procure acumular o máximo de peças possíveis para usar a máquina com a carga completa. A área de serviço costuma ser responsável por 10% do consumo dentro de casa.

A Compesa recomenda ainda aguar as plantas ao amanhecer ou à noite, assim a água pode ser melhor aproveitada já que altas temperaturas levam a uma maior evaporação.
Em Goiana-PE a população sofre com a falta d'água neste Natal. Desde semana passada o fornecimento de água não está ocorrendo naturalmente, indagado sofre a prestação de serviços da Compesa em Goiana, o diretor do elo no município, Claudio Rocha, informou que infelizmente as bombas e os quadros elétricos das estações elevatórias de Japumim e de Dois Rios estão com problemas.

Provocando revolta na população que em plena ceia de natal estavam sem água nas torneiras.
Segundo Claudio, os técnicos da Compesa, chegaram do Recife, mas ainda não tem previsão de solução.
 
A usuária, Maria José que mora no bairro da Nova Goiana, um dos mais atingidos, reclamou, "nós sabemos que somos humildes, mas pagamos a conta de água em dia, será que o pessoal da Compesa não tem coração que existem muitas pessoas que dependem integralmente deste fornecimento. Eu mesma não tenho caixa d'água e sofro muito tendo que encher baldes e mais recipientes pela madrugada, que era o período que a água chegava, hoje nem isso tem, pense num sofrimento"explicou.
A Compesa não citou sobre a eventual utilização do carro pipa para que a população pudesse receber água tratada pelo veículo.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-