25 dezembro 2010

Entre em contato com seu parlamentar. Cobre principalmente transparência

Eu não sei o nobre leitor, mas eu estou indignado com este aumento salarial que os excelentíssimos congressistas conceram a si mesmos. Julgam-se, talvez, dignos de tão bonachona gratificação: conceder um aumento de mais de dez mil Reais no próprio salário, em minha humilde opinião, é um escárnio – uma galhofada Vera-Fischeriana com a cara de todos os cidadãos brasileiros.
O deputado que depositei a confiança do meu voto nas eleições de 2006 não foi eleito. Por isso não posso ligar, nem mandar e-mails ou mensagens pelo Twitter, ou Facebook, para ele. Mas se ele estivesse entre os deputados presentes neste dia 15 de aumento de 2010, eu iria certamente perguntá-lo sobre os motivos que o levou a votar favoravelmente ao escárnio salarial que o Brasil presenciou hoje no Congresso Nacional, e iria lhe cobrar que incluísse em sua agenda o debate sobre a necessidade de se dar transparência a todos os gastos públicos do país.
O aumento que elevará os gastos a mais de 100 mil Reais por gabinete parlamentar não chega a ser o maior problema. Não esqueçam que junto ao aumento virá um efeito cascata gigantesco que aumentará os salários de deputados estaduais, vereadores, prefeitos, governadores, ministros do STF/TSE/STJ, juízes federais, desembargadores, e todo esse bocado de gente beneficiada que possui gabinete e que nem sempre preza pela transparência de seus gastos. Enquanto isso, mais da metade da população brasileira vive com até um salário mínimo.
Quanto ao legislativo, vejam a lista dos deputados pernambucanos que participaram do escárnio com nossas caras. Se o nobre leitor se dignar a contestar o aumento, envie um e-mail, uma mensagem, um tweet, qualquer coisa, para o seu deputado (torre a paciência dele), e questione-o sobre o aumento.
Pernambuco (PE)
Ana Arraes PSB –> Sim
Bruno Rodrigues PSDB –> Sim
Carlos Eduardo Cadoca PSC –> Sim
Eduardo da Fonte PP –> Sim
Fernando Coelho Filho PSB –> Sim
Fernando Ferro PT –> Sim
Gonzaga Patriota PSB –> Sim
Inocêncio Oliveira PR –> Art. 17
José Mendonça Bezerra DEM –> Sim
Maurício Rands PT –> Sim
Pedro Eugênio PT –> Sim
Raul Henry PMDB –> Sim
Raul Jungmann PPS –> Não
Wolney Queiroz PDT –> Sim
Total Pernambuco: 14
Veja o e-mail de cada um e perturbe com vigor a ordem do parlamentar:
dep.anaarraes@camara.gov.br
dep.brunorodrigues@camara.gov.br
dep.carloseduardocadoca@camara.gov.br
dep.eduardodafonte@camara.gov.br
dep.fernandocoelhofilho@camara.gov.br
dep.fernandoferro@camara.gov.br
dep.gonzagapatriota@camara.gov.br
dep.josemendoncabezerra@camara.gov.br
dep.mauriciorands@camara.gov.br
dep.pedroeugenio@camara.gov.br
dep.raulhenry@camara.gov.br
dep.wolneyqueiroz@camara.gov.br
Mas a dignação com o assunto não se resume ao questionamento sobre a posição de cada parlamentoar a respeito do aumento em si. O aumento já está dado, e dane-se a gente. O que os nós eleitores devemos nos preocupar é em cobrar desses (e dos próximos) parlamentares, transparência com os gastos de seus gabinetes.
Que cada parlamentar dê transparência a tudo o que gasta (de preferência sem notas frias…) usando a internet (que barateia custos e aproxima os cidadãos) e que preste contas não apenas aos seus eleitores, mas a todas as pessoas.
E que isso sirva também ao judiciário, que foge da publicidade de seus custos como a diplomacia norte-americana foge de Assange. Cobre de seu parlamentar não apenas uma explicação sobre este aumento: exija que ele cobre transparência de todos os gastos de dinheiros públicos do poder que ele representa.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-