13 setembro 2018

Oportunidade: Curso de restauro gratuito em Goiana

Formação para conservação de bens culturais começa no próximo dia 24 e tem certificação

Em um momento de questionamentos sobre a preservação da memória do Brasil e presente em uma região que inclui diversos equipamentos culturais e históricos, o Sesc Ler Goiana está com vagas abertas para nova turma de Assistente de Restauração – Conservação de Bens Culturais. São 15 vagas gratuitas para esse curso de iniciação profissional, que terá início no dia 24 de setembro. As inscrições acontecem até o dia 21 ou quando a turma for preenchida e é direcionada a pessoas com afinidade e interesse na área.

Criada em 2014, a formação é uma parceria do Sesc com o Senac, que assinam a certificação de cada aluno, que sai apto para restaurar e trabalhar com a conservação de objetos antigos, sacros e afetivos. “É uma opção profissional, que gera fonte de renda em um mercado que tem muito espaço para crescer. Nós somos muito ricos em nossa história e precisamos cuidar dela. Além disso, com o curso, é possível restaurar objetos pessoais”, ressalta Julia Jota, instrutora de atividades em Artes Plásticas do Sesc Ler Goiana. A unidade, além de se voltar à formação, possui o Museu de Arte Sacra inaugurado em 2013 com uma exposição fixa, mas renovável de acordo com as etapas de restauração do acervo, que possui 870 peças.
Em 450 horas-aula de curso, que ocupam os turnos da manhã e tarde no próprio Sesc, a turma será desenvolvida para reconhecer, valorizar e atuar na defesa dos bens históricos, a realizar pesquisas, elaboração de projetos, entre outros, e atuar nos segmentos privados e públicos. Até dezembro, vão aprender sobre educação patrimonial, história das artes, do restauro e do próprio acervo e visitam outros museus de arte sacra e sítio históricos. A segunda etapa implica na assimilação prática de técnicas, com acesso a algumas peças, como mobiliários, para atividade.

Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos e ir ao Ponto de Atendimento da Unidade, levando originais e cópias dos documentos de Identidade e CPF e do comprovante de residência, além de foto 3x4. Para quem não tem o cartão do Sesc, a confecção acontece na hora, no valor de R$ 8.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Assistente de Restauração – Conservação de Bens Culturais
Inscrições: até 21 de setembro ou preenchimento das vagas
Valor: curso gratuito. Par quem não possui o cartão do Sesc, ou se ele estiver desatualizado , é necessário pagar taxa de R$ 8
Matrícula e aulas: Sesc Ler Goiana, na Rua do Arame, s/n, Centro.
Informações: 3626.5961.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-