23 março 2018

Política: Ministro Mendonça Filho destaca importância da Hemobrás para estudo e pesquisa

O ministro da Educação, Mendonça Filho acompanha, nesta sexta-feira, 23, a visita presidencial a fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana. O Ministro tem sido atuante na discussão da manutenção da unidade em Pernambuco e acompanhado de perto a questão junto ao presidente da República, Michel Temer.

Ainda em setembro de 2017, Mendonça Filho participou de uma reunião com o próprio presidente para tratar da permanência da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em sua totalidade, no estado de Pernambuco.

Durante o encontro, o ministro ressaltou o mérito da entidade para o estudo e pesquisa em saúde dentro das instituições federais de educação superior da região Nordeste. Em especial, mencionou a importância da empresa nas pesquisas para desenvolvimento do medicamento Fator 8 Recombinante, usado no tratamento de hemofilia.

“A integração da saúde com a educação se dará a partir da formação de quadros técnicos profissionais, tanto de nível médio e técnico a partir dos institutos federais instalados em Pernambuco, como superior e de pós-graduação, nas universidades federais. Todo esse agregado de fomento à educação, tendo como foco cursos na área de saúde, como farmácia e medicina, interagem com o processo de implementação e consolidação da Hemobrás”, afirmou Mendonça Filho, que quando governador de Pernambuco assinou a doação do terreno em que hoje funciona a fábrica.

A previsão é de que em cinco anos o Brasil estará desenvolvendo a tecnologia do Fator 8 Recombinante, tempo que poderia mais que duplicar caso houvesse mudança da fábrica para outro estado, como foi cogitado. O Ministério da Saúde, porém, divulgou nota garantindo a permanência da produção dos componentes da Hemobrás em Pernambuco.

Os dois principais itens de produção da empresa, o Fator 8 Recombinante e o fracionamento de plasma, seriam mantidos na planta original da fábrica que fica no estado. “Estes são os dois componentes básicos que consolidaram a planta da Hemobras em Pernambuco, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e, ao mesmo tempo, atendendo as demandas na área da saúde”, acrescentou Mendonça Filho.

Assessoria de Comunicação Social do MEC
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-