02 fevereiro 2018

Reciclagem: Sempetq firma parceria com Goiana para execução do Projeto Rescate

Na ocasião, foi firmada parceria com gestores municipais de Nazaré da Mata, Lagoa de Itaenga, Carpina, Paudalho, Camutanga e Goiana.

A equipe de Economia Solidária da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) realizou reunião em Carpina com representantes de prefeituras da Mata Norte para apresentar o Projeto de Desenvolvimento dos Catadores – Projeto Rescate e o Instituto Travessia, responsável pela execução do diagnóstico situacional das ações. Na ocasião, foi firmada parceria com gestores municipais de Nazaré da Mata, Lagoa de Itaenga, Carpina, Paudalho, Camutanga e Goiana.

O município de Olinda também recebeu a visita de apresentação do Projeto Rescate. Na sequência, serão realizadas novas reuniões em Nazaré da Mata e Goiana. Posteriormente às visitas institucionais às prefeituras, a equipe irá observar o funcionamento e a organização das cooperativas. O passo seguinte é a identificação dos catadores avulsos.

Após as visitas de diagnóstico situacional, a próxima etapa contemplará capacitações e a inclusão dos catadores em um cadastro para benefícios sociais. O projeto terá continuidade com a realização da inclusão cidadã através de ações e acesso aos serviços de saúde, emissão de documentos, lazer, cultura, programas de educação e qualificação profissional. Os cursos de formação serão voltados para os assuntos de associativismo, cooperativismo, autogestão, economia solidária e cadeia produtiva em resíduos sólidos.

A Sempetq, por meio do Instituto Travessia, realiza um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no âmbito do Projeto de Desenvolvimento dos Catadores nos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Região da Mata Norte. O mapeamento identificará o perfil social, econômico e cultural dos catadores para o fortalecimento das cadeias produtivas e reconhecimento das legislações a práticas dos municípios, além do quantitativo de catadores. O levantamento subsidiará as políticas públicas municipais e estadual de resíduos sólidos.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-