17 fevereiro 2018

Leitura: Cidades da Mata Norte e Goiana recebem biblioteca móvel do Sesc

Moradores da região podem realizar o empréstimo de livros gratuitamente

Neste período de volta às aulas, incentivando o hábito da leitura entre jovens e adultos, a unidade móvel BiblioSesc, que consiste em uma biblioteca adaptada a um caminhão baú, circula por diversas cidades da Zona da Mata Norte do estado, além dos distritos de Ponta de Pedras e Tejucupapo, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa oferece o acesso gratuito a cerca de cinco mil livros. Entre eles, estão títulos de literatura brasileira, infantil, juvenil, política, culinária, artes, além de biografias, de viagens, turismo, gibis, jornais e revistas.

Nesta segunda-feira (19/02), o projeto faz sua parada no município de Itaquitinga. Depois, a biblioteca móvel passará por Itambé, na terça-feira (20/02), Ferreiros, na quarta (21/02), Ponta de Pedras, Goiana, na quinta (22/02), e Condado na sexta (23/02). Já na semana seguinte, a unidade encerra a programação de fevereiro nos distritos de Tejucupapo, Goiana, no dia 27, e Ibiranga, em Itambé, no dia 28.

Para fazer o empréstimo de livro é necessário apresentar uma foto 3x4, além de um documento de identificação e o comprovante de residência para a confecção da carteira de usuário do Sesc, realizada no próprio local. No Estado, duas unidades móveis percorrem as cidades oferecendo ao público o acesso as publicações.
BiblioSesc – O projeto foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc. Em 2005, Pernambuco foi o primeiro a colocar a ideia em prática. O êxito em solo pernambucano fez com que o trabalho fosse adotado em todo o País. Nesses 11 anos de atividades, foram contemplados vários municípios, como Olinda, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista, sendo atendidas quase 136 mil pessoas. Desde 2014, o Estado conta com duas unidades móveis do BiblioSesc, que percorrem as cidades levando, ao todo, 9 mil exemplares.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-