15 dezembro 2017

Proupe: Programa oferece 1.300 bolsas de estudo em instituições de ensino superior municipais em Pernambuco

A autarquia de Goiana é uma das que terá bolsas do Proupe. Por Margarida Azevedo/Blog do Fera

Começam na próxima segunda-feira (18) as inscrições para o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), que concede bolsas de estudos nas 13 autarquias municipais. Serão oferecidas 1.300 bolsas. Interessados devem se inscrever até 3 de janeiro, exclusivamente pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Uma das novidades do programa, criado seis anos atrás pelo governo estadual, será destinar 60% das bolsas para cursos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e computação. Antes, a prioridade era para bolsas de licenciaturas, já que o foco inicial do programa era fomentar a formação de professores.

Podem concorrer candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou egressos de colégios privados que tenham sido bolsistas integrais. Professores efetivos da rede pública de ensino e que não estejam licenciados também podem se inscrever no Proupe.

As bolsas terão dois valores: R$ 135 e R$ 245, que serão repassados às autarquias, que vão abater a quantia das mensalidades dos bolsistas.

Os estudantes serão selecionados por nota. Caso seja vestibulando (o estudante vai iniciar o primeiro período), a seleção levará em conta a nota dele no vestibular. Se o candidato já for universitário, a seleção vai observar a média dele nas disciplinas do último período cursado.

Por isso, é importante que os interessados nas bolsas fiquem atentos aos vestibulares realizados por cada instituição integrante do Proupe. Eles terão que participar primeiro dos processos seletivos das autarquias para depois concorrerem às bolsas do Proupe.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 14 de janeiro. O listão final com todos os contemplados vai ser liberado em 25 de janeiro.


AS AUTARQUIAS

Veja as cidades que têm autarquias municipais em Pernambuco e que participam do Proupe. No site, o estudante saberá quais cursos ofertados e as datas dos vestibulares:

Serra Talhada

Salgueiro

Petrolina

Palmares

Limoeiro

Goiana


Cabo de Santo Agostinho

Belo Jardim

Belém de São Francisco

Arcoverde

Afogados da Ingazeira

Fonte: JC
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-