30 novembro 2017

Exposição: Mostra que aborda relação da humanidade com a natureza segue até o dia 10 de janeiro no Sesc Ler Goiana

‘Labirinto de Cabras e o Touro de Mármore’, do fotógrafo pernambucano Iezu Kaeru, ficará à mostra no Sesc Ler Goiana até o início de 2018,  de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição inédita Labirinto de Cabras e o Touro de Mármore, do fotógrafo pernambucano Iezu Kaeru, chegou na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos do Sesc Ler Goiana. Numa parceria com o curador Eder Chiodetto, a mostra busca incorporar a relação simbólica existente entre os seres humanos e a natureza. A visitação iniciou no dia 09/11 e seguirá até o dia 10 de janeiro de 2018, de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

As fotografias nunca publicadas, produzidas de 2007 a 2015, apresentam paisagens e pessoas fotografadas no dia a dia e em viagens do fotógrafo, que utilizou diversos tipos de câmeras digitais e analógicas para captar os registros. “Trata-se de um mergulho na minha relação com a linguagem fotográfica. Recortes de uma metrópole inventada, com suas gaiolas de pedra, sua luz exagerada, seus labirintos: o círculo não é redondo. Busquei por imagens que atravessassem a epiderme dos sentidos, num desejo de transcendência”, resume o artista.

Impressas em fine art, as imagens podem durar 150 anos mantendo fielmente as tonalidades e cores presentes das localidades fotografadas. Ao todo, 22 obras estarão expostas em grandes formatos no Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos.
De acordo com Eder Chiodetto, a Iezu Kaeru convida o expectador a desabrochar os sentidos e reordenar as pulsões da percepção fatigada por símbolos óbvios. “Aqui o que parece ser já aconteceu e ficou soterrado no cemitério das insignificâncias ou está em plena ebulição na busca de novas aporias. Viver é bicho indomesticado que desperta com olhos renovados a cada novo sol que a órbita da Terra descreve em misteriosas elipses. Tudo o que você vê é o espelho de ti”.

A inédita exposição multimídia tem o incentivo do Funcultura para realização em três regiões do estado: Sertão, Zona da Mata e Agreste, nas galerias do Sesc Triunfo, Sesc Goiana e Sesc Garanhuns, além da publicação de mil exemplares do catálogo. O projeto conta ainda com ações educativas voltadas para jovens de escolas públicas e moradores das comunidades, além de projeções das imagens em lençóis estendidos em quintais de casas populares.

Serviço – Labirinto de Cabras e Touro de Mármore
Local: Museu de Arte Sacra, Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n, Centro
Visitação: até 10 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3626-5961

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-