10 novembro 2017

Cultura: Grupo Samba de Pareia, de Sergipe, chega à Mata Norte

Encerrando as atividades deste ano do projeto Sonora Brasil em Pernambuco, apresentação acontece neste domingo (12/11), no Sesc Ler Goiana. Acesso é gratuito

O Samba de Pareia da Mussuca é o último grupo de Coco deste biênio do projeto nacional Sonora Brasil, do Sesc, a aportar em Pernambuco. Com músicas que fazem alusão a situação do dia-a-dia dos integrantes, com irreverência, o grupo encerra as atividades do projeto deste ano no estado no próximo domingo (12/11), no Sesc Ler Goiana, na Zona da Mata Norte. O acesso é gratuito ao público.

A apresentação começa às 20h no Teatro Historiador Antonio Correia de Oliveira. O grupo é liderado pela mestra Dona Nadir e conta com a presença de homens tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves, uma cuíca e o ganzá, instrumento de percussão.

Segundo a tradição popular, o Samba de Pareia, do povoado de Laranjeiras, a 23 quilômetros de Aracaju, surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais, como forma de ocupar o pouco tempo de descanso que tinham na jornada de trabalho.

Sonora Brasil – No biênio 2017/2018, a inciativa traz os temas “Na pisada dos cocos”, que apresenta a expressão típica da Região Nordeste, trazendo dois grupos do litoral e outros dois do interior; e “Bandas de música: formações e repertórios”, com um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas pelo país, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos que integram orquestras e conjuntos de câmara. O primeiro tema circula pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, na 21ª edição, acontece a inversão dos grupos.

Serviço:
Sonora Brasil – Sesc | Samba de Pareia da Mussuca
Acesso gratuito

Data: 10 de novembro
Local: Canto das Memórias Mestre Zé Negão – Camaragibe, Rua Lucionise Moura de Melo, nº 5, bairro João Paulo II
Horário: 19h

Data: 12 de novembro
Local: Teatro Historiador Antonio Correia de Oliveira – Sesc Ler Goiana
Horário: 20h.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-