19 outubro 2017

Qualificação: Jeep lança programa de fortalecimento da educação

O Rota do Saber atua nos municípios próximos ao Polo Automotivo, na Zona da Mata Norte pernambucana, e tem como meta a qualificação de educadores do Ensino Fundamental

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) adotou a educação como seu principal pilar de investimento social. Para tornar esta opção um fato concreto, a Jeep lançou o Rota do Saber, programa de fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios de Pernambuco e da Paraíba.
O objetivo do programa é contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino fundamental público nos municípios de Goiana, Igarassu, Paulista e Itambé, no Estado de Pernambuco, e Alhandra e Caaporã, na Paraíba. O programa abrange 183 escolas, 1,1 mil educadores e impacta diretamente 30 mil alunos. O Rota do Saber é uma iniciativa da FCA em parceria com a Magneti Marelli, empresa que integra o grupo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Qualidade do Ensino – IQE.

“Este é um ato de grande simbolismo para todos nós. A educação de qualidade é fator decisivo para promoção da igualdade social e do crescimento econômico do país. Investir em educação de qualidade é o melhor e mais eficaz programa de inclusão social, pois representa igualdade de oportunidades em diversos aspectos da vida. Significa também capacidade de reflexão, exercício da cidadania e melhor inserção social ”, afirma João Ciaco, Diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.
O Rota do Saber tem como foco a mudança estrutural e a melhoria da qualidade do ensino e para isso se concentra na qualificação dos educadores responsáveis pelo Ensino Fundamental nas redes municipais participantes do projeto.

Nesses locais, a metodologia desenvolvida pelo Instituto Qualidade no Ensino abrangerá a qualificação de gestores pedagógicos e professores pelo prazo de três anos. O município, por sua vez, oferece como contrapartida uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva e integral para aplicar a metodologia para os demais professores da rede. “ O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência. A partir do aprendizado acumulado em três anos, o município terá condições de transformar o programa em política pública”, explica Ciaco.
O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. Este panorama orienta toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.

A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.
Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.

“Acreditamos e praticamos que as pessoas são o que temos de mais valioso. É possível comprar tecnologia e equipamentos de produção, mas se você quiser contar com pessoas com brilho nos olhos é preciso formá-las e estimulá-las a desenvolver plenamente seus talentos”, afirma Ciaco. ”Acreditamos também que o que vale para dentro da empresa, vale também para fora, isto é, para a comunidade que nos abriga. O valor que conferimos à educação no perímetro do Polo Automotivo Jeep é o mesmo que queremos ver propagados em círculos para além dos nossos muros. A mesma atenção que dedicamos à educação do trabalhador, demonstramos com a educação de seu filho na escola pública, ao fortalecer o ensino público através do programa Rota do Saber”, acrescenta.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-