21 agosto 2017

Cultura: Goiana recebe apresentação do Coco de Zambê

O grupo é do litoral do Rio Grande do Norte e integra a programação do Sonora Brasil. A programação acontece no Sesc Ler Goiana, às 20h

A Praça de Eventos Expedicionário Henrique Fenelon, no Sesc Ler Goiana, recebe na próxima terça-feira (22/08) a apresentação do Coco de Zambê. O grupo, do litoral do Rio Grande do Norte, tem a sua música caracterizada como canto responsarial e a dança em roda, mantendo ao centro os tocadores. Integrando a programação do projeto nacional Sonora Brasil, do Sesc, o evento tem início às 20h com acesso gratuito.

Formado apenas por homens, o grupo de Coco é composto por Didi (Djalma Cosme da Silva), Uzinho (Severino de Barros), Tonho (Antonio Cosme de Barros), Mestre Mião (Damião Cosme de Barros), Zé Cosme (José Cosme Neto), Kéké (Ckebesson da Silva), Pepé (Ederlan da Silva), Beto (José Humberto Filho de Oliveira). Além do Zambê, o Sesc tem convidado outros grupos para abertura do Sonora Brasil. Nesta próxima edição, Coco de Sebastião Grosso, vai apresentar algumas de suas músicas. “É um intercâmbio muito valioso porque nos mostra a pluralidade de características do ritmo e proporciona esse diálogo entre os estados também”, reflete o instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Goiana, Murilo Freire.

O Coco de Zambê correu o risco de desaparecer, mesmo tendo se constituído durante décadas como elemento identitário de comunidades quilombolas da região. Seu ressurgimento ocorreu no final do século XX, a partir da iniciativa de pessoas preocupadas com seu desaparecimento.

Sonora Brasil – No biênio 2017/2018, a inciativa traz os temas “Na pisada dos cocos”, que apresenta a expressão típica da Região Nordeste, trazendo dois grupos do litoral e outros dois do interior; e “Bandas de música: formações e repertórios”, com um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas pelo país, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos que integram orquestras e conjuntos de câmara. O primeiro tema circula pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, na 21ª edição, acontece a inversão dos grupos.

Serviço:
Sonora Brasil
Data: 22 de agosto (terça-feira)
Local: Praça de Eventos Expedicionário Henrique Fenelon – Sesc Ler Goiana. Rua do Arame, sn, Centro.
Horário: 20h
Acesso gratuito.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-