14 julho 2017

Com perseguição e troca de tiros: Acusados de roubos de cargas são presos em Goiana

Matérias do Blog do Anderson Pereira contribuíram efetivamente para a conclusão da linha de investigação da Polícia Civil

Policiais Civis da 44ª Delegacia de Goiana, sob o comando do delegado Thiago Uchoa, prenderam, durante a noite desta quarta-feira (12) e madrugada de quinta-feira (13), três criminosos acusados de roubos de cargas no Posto Fiscal do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Um dos envolvidos é agente socioeducativo da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Pernambuco.

Os motoristas Flavio José Aureliano Cabral Silva e Marcelo José de Oliveira, e o agente socioeducativo Cícero Carvalho da Silva Junior foram presos em flagrante acusados de roubarem um caminhão baú com carga avaliada em 36 mil reais da empresa Simas Industrial de Alimentos S/A - instalada no Rio Grande do Norte -, quando a vítima estacionou o veículo no Posto Fiscal de Goiana, às margens da Rodovia BR-101.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Anderson Pereira, durante investigações para desvendar uma quadrilha responsável por praticar roubos de cargas na divisa dos estados de Pernambuco e Paraíba, a Polícia Civil monitorou ações criminosas envolvendo roubo de cargas nos últimos dois anos, analisando, inclusive, matérias veiculadas pelo Blog do Anderson Pereira, que contribuíram efetivamente para a conclusão da linha de investigação e localização dos criminosos. Quando o roubo aconteceu na divisa e os policiais foram acionados, uma intensa perseguição foi iniciada pela Rodovia PE-062 (entre o bairro de Flexeiras até as proximidades do Engenho Mussumbu), sentido o município de Condado. Os criminosos efetuaram vários disparos contra as duas viaturas, tendo os policiais que revidar a injusta violência do grupo criminoso. Não contentes com a perseguição em alta velocidade e a intensa troca de tiros, os motoristas ainda jogaram os caminhões (um dos envolvidos e outro da vítima, que ainda estava sendo raptado no momento) pra cima das viaturas, o que por pouco não provocou um acidente de trânsito com os profissionais de segurança. Contudo, os policiais tiveram uma excelente capacidade de reação e conseguiram desviar dos caminhões e alvejar os pneus dos respectivos veículos, obrigando os criminosos a diminuírem a velocidade e serem finalmente interceptados. A operação envolveu a participação de vários policiais da 44ª DP.

O delegado Thiago Uchoa esclareceu ao Blog do Anderson Pereira que o agente da Funase, Cícero, recebia as mercadorias roubadas. Cícero encontrava-se afastado do trabalho do Estado por licença médica, afirmando estar com "problemas psicológicos".

Ainda de acordo com Uchoa, a carga estava sendo levada para a zona rural de Ferreiros, onde um quarto comparsa (atualmente foragido), natural daquela cidade, faria a transferência da carga de um caminhão para outro. Na semana passada, a quadrilha já havia conseguido roubar uma carga de 24 mil reais da empresa Vitamilho. Durante as diligências Cícero foi preso enquanto aguardava a chegada do caminhão baú fechado. E Cícero também teria participado deste roubo. O caminhão utilizado pelos envolvidos foi apreendido.

Flavio, Marcelo e Cicero foram autuados em flagrante delito por roubo majorado e associação criminosa, sendo apresentados em audiência de custódia. As investigações continuam no sentido de recuperar outras cargas roubadas pelo grupo na cidade de Olinda, onde há indícios de que uma grande rede de supermercados estaria comprando tal carga.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-