25 julho 2017

Absurdo: Vereadores denunciam unidades desativadas do SAMU Goiana

Todas as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encontram-se atualmente desativadas, no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os vereadores da Câmara de Goiana flagraram a absurda situação na manhã desta segunda-feira (24) na base do SAMU, localizada no bairro de Flexeiras.

Em entrevista ao Blog do Anderson Pereira, os vereadores André Rabicó (PR), Bruno Salsa (DEM), Renato Sandre (PSDB) e Flávio Fuba (PSC) comentaram o caso e afirmaram que Goiana passou o último fim de semana sem nenhuma unidade móvel de urgência disponível para a população. Citando, inclusive, que viaturas do SAMU de Condado e Aliança tiveram que ser acionadas para atender um acidente de trânsito com várias vítimas na Rodovia PE-049, na zona rural de Goiana, na tarde do último domingo (23).

Das quatro unidades móveis existentes no SAMU Goiana, todas estão paradas por problemas mecânicos ou falta de manutenção. Os profissionais de saúde informaram que uma delas estava desativada desde o ano passado, durante o último ano da gestão do ex-prefeito Fred Gadelha. A segunda unidade se envolveu num acidente com a carreta do Bloco O Deozão durante o Carnaval 2017 e ficou sem condições de uso. E as duas últimas viaturas foram desativadas na última semana por falta de manutenção. No pátio do SAMU foram avistadas duas unidades paradas com pneus bastante desgastados e que poderiam provocar um acidente durante um socorro.

Os vereadores também alegaram que nos últimos meses foram destinados mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para o SAMU, mas o valor não foi aplicado no conserto ou reparo das viaturas. [Confira abaixo o relato dos vereadores].

Após as denúncias dos vereadores, a Prefeitura de Goiana declarou que as viaturas estarão disponíveis novamente à população dentro de poucos dias.

Durante a gravação com os legisladores nossa equipe ainda registrou o momento exato que os profissionais do SAMU tiveram que empurrar uma das unidades para o reboque (vídeo abaixo).

Até a manhã desta terça-feira (25) nenhuma unidade móvel ainda encontrava-se disponível (foto abaixo).

Blog do Anderson Pereira
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-