04 junho 2017

Vídeo: Três quadrilhas juninas se apresentam no primeiro dia do Festival da Globo

Seletivas acontecem no Sesc Ler de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Cidade cenográfica e infraestrutura especial foram montadas no local.

O Sesc de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, ficou lotado na noite desta sexta-feira (02) para o primeiro dia de seletivas do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo. Três agremiações se apresentaram, mostrando a força da tradição e encantando o público. (Veja vídeo abaixo)

A avaliação das apresentações fica por conta de 12 jurados, entre coreógrafos, figurinistas e professores, que analisam quesitos como coreografia, figurino, repertório e casamento. As dez melhores colocadas nas seletivas participam da grande final.

O Centro de Tradições Juninas 100Hora Nordestina, do bairro de Areias, no Recife, trouxe o tema "Eu Aposto". Em meio a um romance proibido, abordou o ‘jogo do bicho’, destacando o carneiro. A quadrilha lembrou que o animal é também um símbolo junino, exaltando o ‘São João do carneirinho’.

Logo em seguida foi a vez da Quadrilha Junina Evolução, do bairro de Santo Amaro, também na capital, homenagear Chico Science, líder do movimento manguebeat. Com o tema "Chico Vive", o grupo interpretou as influências musicais e artísticas do cantor e a realidade no mangue entre os ritmos nordestinos.

O encerramento da noite foi por conta da Quadrilha Junina Zabumba, de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, trouxe a história do "Vendedor de Fumaça". Nela, um andarilho misterioso promete realizar sonhos de moradores de uma pequena cidade.
Solidariedade

Na entrada do Sesc, um ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das cheias, fruto de uma parceria da Fecomércio, TV Globo, Sebrae, Sesc, Senac e empresas de Suape. Quem for ao festival, pode deixar sua doação no local.

Além do espaço para a solidariedade, o Sesc ganhou também a ‘Vila do Fuxico’, cidade cenográfica feita com materiais recicláveis e madeira reaproveitável, onde os visitantes curtiram uma autêntica festa junina.

G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-