terça-feira, 13 de junho de 2017

Saúde: Hospital Belarmino Correia faz mutirão de prevenção ao câncer de mama

Meta é atender demanda reprimida da XII Gerência Regional de Saúde

O Hospital Belarmino Correia, em Goiana, iniciou, neste mês de junho, mutirão de prevenção ao câncer de mama na XII Gerência Regional de Saúde (Geres). O objetivo é atender todas as mulheres que tenham solicitação de ultrassonografia mamária nos dez municípios da área de abrangência, zerando a fila para esse tipo de exame na Região.

Caso alguma paciente tenha qualquer alteração no exame detectada, ela será encaminhada imediatamente ao mastologista, para avaliação. “Dependendo do caso, a mulher já terá agendados os exames complementares e possíveis procedimentos cirúrgicos”, diz.

O objetivo é chegar ao fim dos próximos trinta dias tendo realizado cerca de 60 ultrassonografias. “Hoje, temos uma fila de cinquenta a sessenta exames. Nosso objetivo é atender quinze mulheres semanalmente até zerar este número. Um diagnóstico de câncer de mama em fase inicial, precoce, pode fazer toda a diferença no tratamento”, explica a diretora da unidade, Adriana Lins.

Para ter acesso ao exame de mamografia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), na área de abrangência da XII Geres, as mulheres precisam primeiro procurar um Posto de Saúde ou Unidade de Saúde da Família, para receber o encaminhamento. De posse da prescrição médica, então, a usuária deve ir até a regulação do município onde reside e fazer a solicitação.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-