29 junho 2017

Homenagem: ASQUAJUPE recebe voto de aplauso na Alepe

A proposta foi apresentada pelo deputado Aluísio Lessa (PSB)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou uma homenagem a Associação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco (ASQUAJUPE) pelos 10 anos de fundação, através da pessoa do produtor cultural de Goiana, Willemberg Júnior Francelino da Silva, que atua como presidente desde o dia 28 de junho de 2007. O voto de aplauso foi proposto pelo deputado Aluísio Lessa (PSB).

Confira abaixo o requerimento nº 3437/2017 na íntegra.
"TEXTO COMPLETO 
Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais seja concedido VOTO DE APLAUSO a Associação das Quadrilhas Junina de Pernambuco-ASQUAJUPE, na pessoa do Sr. Willemberg Júnior Francelino da Silva, pelos 10 anos de fundação, no dia 28 de junho de 2017. 
JUSTIFICATIVA
A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. É uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras e embalados ao som de músicas instrumentais típicas. É dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento. No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se a música, aos fogos de artifícios e à comida da Região. 
Em maio de 2007, Willemberg Júnior Francelino da Silva, resolveu criar uma associação que trabalhasse o movimento de quadrilhas juninas na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Numa reunião com os representantes das Quadrilhas Juninas Blemoart, Matutinho, Nova Geração e Nordeste é Show, fundaram em 28 de junho do mesmo ano, A ASQUAJUPE - Associação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco, com sede e foro no município de Goiana, com jurisdição em todo território de Pernambuco, onde rege-se por seu Regimento Interno e Estatuto, observado os princípios constitucionais e filiada a CONAQJ –- Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Flocóricos. Atualmente a associação tem 68 (sessenta e oito) associadas espalhadas por todo o Estado de Pernambuco, onde o destaque é a Quadrilha Rosa Linda-Linda Rosa do município de Paudalho, que é a mais antiga em atividade ininterrupta do Estado, com 41 anos de existência. 
Portanto quero parabenizar a Associação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco pelos seus 10 anos de fundação divulgando a beleza da dança e da música junina do nosso Nordeste, para todo o nosso País. 
Considerando como plenamente justificado, só nos resta solicitar dos nossos ilustres pares nesta Casa Legislativa, sua necessária aprovação, no intuito do seu atendimento. 
Sala das Reuniões, em 19 de junho de 2017.
Aluísio LessaDeputado"
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-