11 janeiro 2017

Denúncia: Vídeo mostra detentas com celulares, bebidas e drogas no Bom Pastor

Imagens teriam sido gravadas no dia 31 de dezembro de 2016, durante a festa de réveillon das presas

A Secretaria de Justiça de Pernambuco está investigando um vídeo que vazou na internet com cenas do que seria a festa de réveillon das presas da Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, na Zona Oeste da cidade. Em clima de animação, as presas bebem, usam drogas e dançam ao som do brega. Também é possível ver a presença de vários celulares dentro do presídio. A autenticidade do vídeo foi confirmada pelo governo do estado.

Em nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que já identificou as reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) que aparecem nas imagens. Todas foram preventivamente isoladas e responderão a um procedimento administrativo disciplinar.

No início da gravação, várias detentas estão em um dos corredores da unidade prisional, conversando e dançando enquanto escutam uma música do ritmo brega, vinda de um pequeno aparelho de som. O clima é animado. Logo depois a câmera segue para uma das celas, onde várias detentas portam entorpecentes. Na parte de cima dos beliches, chamam de "Bonde do prato" as presas que estão usando drogas. Uma delas aparece bem de frente a câmera cheirando o que aparenta ser cocaína, dentro de um prato.

Outra presa mostra para a câmera cigarros de maconha. "É massa", afirma uma presidiária sobre o entorpecente. A imagem volta para um dos corredores do presídio, onde elas dançam, bebem e conversam, enquanto outras duas detentas tiram fotos em um aparelho de celular branco. O vídeo teria sido gravado no dia 31 de dezembro de 2016, durante a festa de réveillon das presas, mas só foi divulgado no último dia 08.
Diario de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-