segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Programa Despertar: Estudantes realizam feira de empreendedorismo em Goiana

Programa Despertar reúne mais de 400 alunos de escolas técnicas das Mata Norte e Sul e Região Metropolitana do Recife

O município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, recebe, nesta terça-feira (6), a Feira do Jovem Empreendedor do programa Despertar, que fomenta em estudantes do ensino médio a cultura empreendedora. A ação é uma parceria do Sebrae e a Secretaria de Educação de Pernambuco. O evento reunirá mais de 400 estudantes de dez escolas técnicas estaduais da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul para apresentar produtos desenvolvidos ao longo de 2016. A atividade tem início às 13h30, na Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, próximo ao Sesc Ler.

Para a analista do Sebrae Cláudia Azevedo, do Centro de Educação Empreendedora (CEE), o grande objetivo é desenvolver atitude e comportamento empreendedor nos jovens. “Nós trabalhamos inovação e empreendedorismo, estimulamos a visão de gestão nos jovens. Nossa preocupação é complementar a formação tradicional com disciplinas que auxiliem o jovem a desenvolver seu talento para os negócios. Queremos o protagonismo juvenil no processo empreendedor”, explica Cláudia.

Josinete Melo, da Secretaria Executiva de Educação Profissional do Estado (SEEP), conta que, na feira, os alunos vão apresentar produtos de logística, recicláveis, jogos digitais, bijuterias em pedra e madeira. “A nossa proposta é que eles inventassem um produto novo. Isso estimula a criatividade e, ao mesmo tempo, permite que eles reflitam sobre o público e o mercado para venda desse produto. É o processo empreendedor completo”, afirma. Todos os produtos custam entre R$ 10 e R$ 20, como valores simbólicos para estimular a continuidade do programa Despertar.

O projeto se assemelha ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), também desenvolvido pelo Sebrae, mas direcionado para o ensino fundamental. No último dia 21, o Sesc Ler recebeu a feira de empreendedorismo do JEPP, nos mesmos moldes. “Quando os empresários relatam dificuldades com a crise, muitas vezes eles esperam que as coisas mudem sem que o próprio empreendedor mude. Os jovens, por outro lado, demonstram essa postura inventiva, de inovar, de pensar diferente”, analisa o gerente da unidade Mata Norte do Sebrae em Pernambuco, Leonardo Carolino.

Serviço
Feira de empreendedorismo – Programa Despertar
Quando: Terça-feira (6) | 13h30
Onde: Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos | R. Augusto Gondin, s/n,  Centro, Goiana.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-