13 outubro 2016

Saúde: Hospital Belarmino Correia volta a realizar cirurgias eletivas

Unidade havia passado dois anos sem o serviço.

Referência para os dez municípios da área de abrangência da XII Gerência Regional de Saúde (Geres), o Hospital Belarmino Correia, em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, voltou a realizar cirurgias eletivas. Na retomada do serviço, nesta segunda-feira (10.10), foram realizados dez procedimentos de cirurgia geral, que incluem cirurgias de hérnia inguinal, umbilical, hidrocele ou fimose, por exemplo.

De acordo com a diretora do hospital, Adriana Lins, a meta inicial é realizar dez cirurgias eletivas por semana, sempre às segundas-feiras. Até o final do mês, também serão realizadas cirurgias nas quintas-feiras. “Nós passamos mais ou menos dois anos sem realizar estes procedimentos. Mas agora vamos poder atender à população novamente. Não só a de Goiana como de toda a regional”, diz. A regulação dos pacientes está sendo realizada pela XII Geres, para que toda a região tenha acesso ao serviço.

“Quando uma pessoa precisava operar uma hérnia, por exemplo, tinha de ir para o Recife. E isso acabava contribuindo para a superlotação das grandes unidades”, explica Adriana, que ainda lembra a possibilidade de, no futuro, ampliar o número de cirurgias eletivas para pequenos procedimentos ortopédicos como redução de fraturas, entre outros.

Dispondo das especialidades de cirurgia geral, clínica médica, traumatologia, pediatria, obstetrícia na urgência e emergência, o Hospital Belarmino Correia possui demanda média de 300 atendimentos/dia e atende às cidades de Goiana, Condado, Itaquitinga, Aliança, Camutanga, Itambé, Timbaúba e Macaparana.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-