20 setembro 2016

Saúde: Infecções sexualmente transmissíveis é tema de debate em Goiana

Encontro quer sensibilizar profissionais sobre o tema

De 1983 até agosto deste ano, Pernambuco registrou um total de 23.734 casos de Aids, sendo 15.360 no público masculino e 8.374 entre as mulheres. Nos últimos quatro anos, a tendência é de 1,5 mil novos casos por ano. Ou seja, atualmente, no Estado, a cada seis horas, uma pessoa se infecta com o HIV. Com o intuito de capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde dos dez municípios que compõem a XII Gerência Regional de Saúde (Geres), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta terça-feira (20.09), o I Fórum Regional de IST/Aids e Hepatites Virais, que será realizado no auditório da Escola Técnica de Goiana, a partir das 8h30.

A expectativa é capacitar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assim como agentes comunitários de saúde, que atuem nos serviços de saúde da Região, como hospitais, policlínicas, maternidades e postos de Saúde da Família. Além de discutir o atual panorama das principais infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, Aids e hepatites, o encontro abordará discussões importantes em relação às doenças, como o protocolo de atendimento, diagnóstico e diretrizes terapêuticas para evitar a transmissão vertical.

“Essa é uma ação fundamental para garantirmos que os nossos profissionais estejam sensibilizados não só para a notificação dos casos, mas também para que saiba como agir em cada situação. Sabemos que existe a subnotificação e, por isso, precisamos fortalecer essa rede de atenção. Quanto mais rápido for a detecção, mais efetiva será a ação de controle”, explica a gerente da XII Geres, Danielle Uchôa.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-