10 agosto 2016

Alerta: Seu filho está jogando Pokémon Go? Veja os cuidados que você deve tomar

É importante tomar conhecimento do local que os filhos estão, além de alguns truques para evitar perigos enquanto as crianças jogam

Após muito tempo de espera, e com a expetativa causada pelo lançamento do jogo em outros países, o Pokémon Go ganhou diversos adeptos no Brasil em poucas horas.

Entre os fãs do Pokémon Go, estão as crianças. Como qualquer jogo ou tecnologia, é preciso tomar cuidado para que pessoas mal intencionadas não o enganem ou até aconteçam acidentes. Veja dicas de um especialista em segurança digital.

Cuidado com estranhos

Um dos conselhos mais dados pelas mães na vida real é também necessário neste jogo que mistura o real com o virtual. A brincadeira tem pontos especiais chamados “PokéStops” – em que se adquire bônus e itens especiais do game – e ginásios Pokémon, em que há batalha dos monstrinhos. Nestes locais, há acúmulo de pessoas mexendo em seus celulares. “Os criminosos podem se aproveitar disso para roubar as vítimas. Por isto, caso não possa supervisionar a criança, sempre a oriente a sair em grupos de amigos”, sugere Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton.

Peça para ele ter atenção
Este é um cuidado que deve ser tomado por todos que decidem se divertir com o jogo. No Brasil e em outros países, diversos casos de assaltos, atropelamentos e quedas já foram noticiados.

Com as crianças o perigo é maior, pois elas tendem a se distrair com uma diversão mais facilmente. Peça para seu filho não jogar enquanto estiver atravessando a rua e sempre ficar atento ao redor.

Estabeleça limites
Como com qualquer uso de tecnologia, as crianças devem ter um tempo estipulado para jogar. Neste tempo, os pais podem até acompanhá-lo dando uma volta pelo bairro para capturar os monstrinhos.

Outro limite que deve haver é o de lugar. É importante orientar a criança, caso ela tenha permissão para sair sozinha, até onde ela pode ir. Se tiver muito distraída com o jogo, ela pode acabar se perdendo e não saber voltar para a casa.

Utilize aplicativos de rastreamento de localização
Como você provavelmente não vai poder estar com seu filho em todos os momentos que ele estiver jogando, uma alternativa é instalar aplicativos de rastreamento de localização. Existem diversas opções nas lojas de aplicativos de sistema Android ou iOS.

Fique atento à “Lure” de estranhos
O “Lure” é um artifício do Pokémon Go que serve para atrair os monstrinhos a lugares específicos. Quando um jogador utiliza o item, os usuários próximos conseguem ver e se aproveitar deste recurso, indo até o local para capturar mais Pokémons. “É possível que criminosos o usem para atrair vítimas a um local. Oriente as crianças sobre este perigo e defina um local seguro para que elas possam brincar tranquilamente”, recomenda Nelson.

Controle compras dentro do aplicativo
Além de perigo para a criança, o joguinho popular pode causar danos a sua conta bancária. Como diversos jogos, o Pokémon Go oferece compras dentro do aplicativo e é necessário que os pais supervisionem isso. Nelson informa que em celulares com sistema iOS existe um recurso chamado “Pedir para Comprar”, “que irá alertar sempre que alguém da família tentar comprar ou baixar algo e lhe pedirá permissão”. Já para dispositivos Android, há a opção de autenticação para compras dentro dos aplicativos. “Mantenha sempre estas opções ativadas”, orienta.

IG
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-