18 junho 2016

Educação: Governo lança 75 mil novas vagas para o Fies no segundo semestre‏

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram hoje a criação de mais 75 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre deste ano e melhorias no programa. As inscrições para o processo seletivo dos estudantes que pretendem obter o Fies acontecem entre os dias 24/06 e se estenderão até as 23h59 do dia 29. “Isto mostra o esforço e o compromisso deste governo para a continuidade das políticas públicas que atendem as necessidades dos estudantes brasileiros”, afirmou, destacando que as novas vagas representam investimentos de R$ 450 milhões.

O edital que regulamenta a seleção dos estudantes interessados em obter o financiamento será publicado nesta sexta-feira (17/06). O ministro anunciou, ainda, o aumento do requisito da renda familiar mensal bruta, por pessoa, que passa de 2 para até 3 salários mínimos. “Muitas famílias que tinham de contar com o FIES para que seu filho pudesse estudar e chegar à faculdade estavam limitadas por conta do teto que era muito baixo do ponto de vista familiar per capito”, disse o ministro.

A expansão permitirá mais beneficiários de famílias que precisam do Fies possam ser atendidas dentro do programa de financiamento do governo federal. Para o ministro, a ampliação das vagas só foi possível após a restituição de R$ 4,5 bilhões para o orçamento da educação negociado pelo ministro junto aos ministérios da Fazenda e do Orçamento, Planejamento e Gestão.

Na primeira edição de 2016, o Fies firmou 147.407 contratos em 25.323 cursos de 1.337 instituições. Em 2015, somando as duas edições, o programa ofereceu 278.040 mil financiamentos.  Além do requisito de renda para se inscrever, os candidatos não podem ter concluído curso superior e precisam ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-