19 fevereiro 2016

Polêmica do transporte universitário: Após protesto e debaixo de chuva, estudantes seguem até casa do prefeito Fred Gadelha


A chuva deu contornos ainda mais dramáticos para a espera de muitos estudantes por um posicionamento do prefeito de Goiana, Fred Gadelha (PTB), sobre a polêmica envolvendo o transporte universitário na noite desta quinta-feira (18), em frente a residência do prefeito, na Praça Duque de Caxias, no centro da cidade.

Saiba mais sobre o assunto:

Após a Prefeitura de Goiana cancelar o transporte para as faculdades em João Pessoa e Timbaúba, dezenas de estudantes prejudicados pelo cancelamento impediram a saída dos ônibus que fazem o transporte para as faculdades de Recife e Região Metropolitana, através de um protesto pacífico na Rua Direita, no final da tarde dessa quinta-feira, que só terminou depois de uma negociação com a Polícia Militar.

No início da noite, um grupo de estudantes se dirigiu para a residência do prefeito, em busca de uma solução para o problema que ainda parece estar longe de um desfecho que agrade todas as partes envolvidas.

Prefeitura contra liminar

Pela manhã, durante uma reunião com os estudantes no Cine Teatro Polytheama, funcionários da Prefeitura criticaram a liminar da justiça e disseram que os usuários do transporte teriam apenas duas opções. A primeira, seria derrubar a liminar, através de um abaixo assinado. E a segunda, a Prefeitura poderia cumprir a decisão judicial, mas não iriam mais disponibilizar transporte para João Pessoa e Timbaúba, alegando que a liminar não garante tais possibilidades.

A única vereadora presente, Olga Sena, depois de muito esperar, conseguiu ter acesso ao microfone e criticou a forma como os funcionários da Prefeitura tentavam persuadir os estudantes para que assinassem o abaixo assinado. Olga afirmou que a decisão judicial garante aos estudantes de cursos técnicos e universitários a receberem transporte gratuito oferecido pela Prefeitura, numa área de até 80km de Goiana, o que incluiria os municípios de Timbaúba, João Pessoa e Recife. A grande maioria dos estudantes presentes aplaudiram a vereadora durante seu discurso.

Estudante desabafa em rede social

Revoltada com a problemática, uma das estudantes que utiliza o transporte, criticou em seu perfil do Facebook a atuação das autoridades de Goiana (Confira abaixo a mensagem na íntegra).

Com informações do BlogdoFelipeAndrade
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-