25 fevereiro 2016

Luto: Morre o embaixador de Goiana, Luiz da Gia, com suspeita de Chikungunya

Faleceu aos 91 anos, no final da tarde desta quinta-feira (25), por volta das 17h, o empresário Luiz Moraes de Oliveira, o "Luiz da Gia" e também conhecido como "embaixador de Goiana", dono do tradicional Restaurante Buraco da Gia, que transformou seu restaurante numa passagem quase obrigatória para turistas que visitavam ou passam pelo município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco.

Segundo uma parenta, Maria Olímpia de Andrade Veloso, 42, Luiz da Gia morreu vítima da febre chikungunya. "No sábado ela estava colocando o pé na cabeça e andou com o caranguejo (que servia clientes do restaurante). No domingo passou mal e foi levado para o Memorial (Hospital de Goiana). Voltou para casa medicado, com os pés inchados, os braços doloridos, os olhos vermelhos", contou.

Ainda pelos relatos de Maria Olímpia, na terça à noite começou a vomitar e a família decidiu levar Luiz Morais novamente para o hospital na manhã da quarta-feira, quando se descobriu que estava desidratado, com batimento cardíaco "fraco". Quando se esperava pela alta, passou mal de novo e foi preciso fazer reanimação. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou a transferência para o Hospital Memorial Casa Forte, onde novamente a família chegou a se animar com uma perspectiva de alta, mas acabou falecendo.

No final da noite desta quinta-feira, o corpo ainda estava no Hospital Memorial Casa Forte, de onde seria levado para o velório na Câmara Municipal de Goiana, nesta sexta (26). A previsão de sepultamento é para o final da tarde, no Cemitério de Goiana. Na fanpage da Prefeitura de Goiana uma frase atribuída a Luiz Morais indica o desejo que a família vai concretizar: "Essa Goiana é meu sonho, essa Goiana é o meu lugar. Na minha biografia que já escrevi, eu só saio do Buraco da Gia para o buraco do cemitério. Eu quero meu corpo em Goiana, não o quero lá fora não".

Viúvo desde 1980, quando faleceu sua esposa, Maria Pereira de Oliveira, aos 49 anos, Luiz da Gia preservava sua alegria no Buraco da Gia depois de ver crescerem seus filhos, Flávio Moraes, 58, e Marli Moraes, 57. Pai de um neto de Luiz Morais, Flávio está internado no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), onde se submeteu a uma cirurgia de tratamento de úlcera e ainda não havia sido comunicado. Marli é a mãe de duas netas de Luiz da Gia e há três anos assumiu a gerência do restaurante. "Nós estávamos preocupados com a saúde do Flávio e acontece isso. Essa doença é uma doença dos infernos", disse Maria Olímpia.

O Buraco da Gia foi criado em 1967, e é conhecido pela atração dos guaiamuns gigantes adestrados, que atraem turistas e artistas renomados de diversas partes do país.

Seu Luiz esteve à frente do tradicional Buraco da Gia por mais de 50 anos. Pai, avô, carnavalesco e apaixonado por sua terra, em uma de suas mais célebres frases, Luiz salientava o desejo de permanecer em Goiana mesmo após sua despedida da terra.

Descanse em paz, Luiz da Gia.
Com informações do DiariodePernambuco/Secom Goiana
Vídeo: GoianaTV
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-