05 fevereiro 2016

Carnaval 2016: Prefeitura de Goiana divulga programação

O Carnaval deste ano terão Maria Budi e Zé do Carmo como homenageados

Com 445 anos de história, Goiana é um dos municípios mais antigos de Pernambuco e do Brasil. Sua fundação data da época do Brasil Colônia e do apogeu dos engenhos de cana de açúcar. Mesmo com o passar dos Séculos, Goiana preservou suas tradições culturais, fomentando novas e antigas agremiações.

Conhecida como Terra dos Caboclinhos por conta do expressivo número de grupos na cidade, muitos deles centenários, Goiana realiza um carnaval de valorização de sua cultura e arte, abrindo espaço para o desfile de suas mais tradicionais brincadeiras do período de momo.

Nos dois dias de festividades, domingo e segunda-feira (7 e 8), a Rua Direita será o palco para Caboclinhos, Burras, Bois, Maracatus, Escolas de Samba e diversas agremiações que expressam a riqueza do carnaval local e da região.

Por ser um município polo regional, Goiana recebe milhares de turistas nesta época do ano. Principalmente das cidades circunvizinhas da Zona da Mata Norte e do estado da Paraíba, que aproveitam o verão e o carnaval para conhecer a cultura e história do município e desfrutar das praias de seu litoral.

O Carnaval 2016 presta uma homenagem a Maria Budi, importante incentivadora e produtora cultural do município, falecida ano passado, que esteve à frente do Caboclinhos Tapuia Canidé por muitos anos. O outro homenageado é Zé do Carmo. Patrimônio Vivo de Pernambuco, este mestre artesão foi o escolhido para dar nome ao ano de 2016 em todos os festejos municipais.
Fonte: Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-