05 dezembro 2015

Goianense: Doca - 100 anos de nascimento

Em 05 de dezembro de 1915, nascia o filho de goiana, Theophilo Rodolpho Dias Neves, conhecido popularmente por "Doca". Projetista, Doca trabalhava confeccionando plantas de casas e memoriais descritivos, sendo esta sua última profissão. Doca também atuou como Secretário de Viação e Obras Públicas de Goiana, durante a gestão do ex-prefeito Waldemar Lopes de Lima, em 1973, como também gerente do antigo Cine Rex, hoje o Cine Teatro Polytheama. No entanto, o seu maior talento estava em suas mãos, e que com maestria, criava e modelava personagens a partir do barro.

Artesão de um olhar apurado e de uma técnica rica em detalhes nas suas obras. Seus bonecos de barro atravesaram fronteiras chegando, inclusive, a serem comercializados para clientes de todo o Brasil e do exterior.

No final da década de 90, mais precisamente no ano de 1989, já aos 73 anos, Doca nos deixou, porém, sua presença e suas artes no barro não foram esquecidas.

Essa é uma breve homenagem pela passagem do centenário de seu nascimento, nos fazendo voltar ao passado e reviver com saudosismo a sua presença entre nós.

Com informações e saudades de: Theophilo Filho (Filho), Elza Mendonça Neves (esposa), Stefanes de Mendonça Neves (Filho), Rosa Alice de Mendonça Neves (filha) e netos.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-