sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Religião: Bispo de Nazaré da Mata renuncia ao cargo por motivos de saúde

Pedido foi aceito e divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Vaticano. Aos 70 anos, sacerdote afirma estar bastante fragilizado.

O então bispo de Nazaré da Mata, Mata Norte do estado, Dom Frei Severino Batista de França renunciou ao cargo. O pedido foi aceito e divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Vaticano. O sacerdote alega motivos de saúde. Aos 70 anos, diz sofrer de dores na coluna e problemas estomacais, o que dificultaria cumprir a agenda de viagens e os compromissos administrativos do cargo.

Há nove anos à frente da Diocese do município, Dom Frei Severino ainda menciona que qualquer bispo tem o direito de renunciar aos 75 anos. “Como vi que estou bastante fragilizado não tinha para que forçar e prolongar algo. Não é por querer, é porque não tenho condições de seguir”, completa.

O bispo, que é frade capuchinho, se tornará bispo emérito. Após um período de descanso, irá residir no Convento de São Félix, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. “Lá participarei dos eventos e celebrarei missas. Continuo sendo bispo, só renunciei o governo paroquial de Nazaré”. Até que se encontre um substituto, um padre do município será nomeado como administrador diocesano.

Nascido em Bezerros, Agreste de Pernambuco, Dom Frei Severino Batista de França, pertence a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O religioso ordenou-se sacerdote em 8 de dezembro de 1972.

Cursou Filosofia em Guaramiranga (CE), Teologia em Salvador (BA) e Teologia Espiritual, com especialização em Franciscanismo, no Pontifício Ateneu Antoniano de Roma, na Itália. Dom Frei Severino foi professor de Teologia Espiritual no Seminário Diocesano de Natal (RN) e do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda.

G1

1 Comentários:

Liberdade de expressão! disse...

A Vossa Excelência Reverendíssima, nossos agradecimentos pela condução da Diocese de Nazaré da Mata. Em nossa lembrança ficará gravada a imagem do grande pastor de almas. Sabemos que mesmo afastado da Diocese, a sua responsabilidade com a Igreja é do tamanho da sua competência.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-