14 novembro 2015

Jeep Renegade é o carro do ano 2016: SUV foi o grande vencedor da principal premiação da indústria automotiva brasileira

O Jeep Renegade foi o grande vencedor do prêmio Carro do Ano 2016, entregue na última semana, em evento realizado na Vila Vérico, em São Paulo. O SUV foi eleito por um juri de jornalistas de todo o país a partir de uma lista de cinco finalistas, que também contava com Audi A3 Sedan, Ford Focus, Honda HR-V e Peugeot 2008.

Primeiro modelo a sair do novo complexo industrial erguido pelo grupo FCA Fiat Chrsyler em Goiana, em Pernambuco, o Renegade chegou ao mercado para disputar a liderança do segmento de SUVs compactos com veterano Ford Ecosport e com o novato Honda HR-V, que também chegou este para disputar o título do Carro do Ano 2016. Mas o Jeep acabou levando o troféu na soma dos pontos.
O troféu de Carro Premium do Ano, voltado para os principais lançamentos do ano na faixa acima de R$ 100 mil foi para o Volvo XC90. O modelo concorreu com Audi TT, Citroën C4 Picasso, Jaguar XE e Land Rover Discovery Sport. O Volvo, no entanto, acabou levando a melhor, apesar da disputa acirrada com o Land Rover.
O prêmio de Picape do Ano ficou com a Renault Duster Oroch, que foi a única concorrente na categoria, por ser o único produto realmente novo lançado durante o ano. O modelo começa a chegar às lojas este mês com a proposta de ser uma terceira via entre as picapes pequenas e grandes.
O motor 1.0 TSI da Volkswagen foi premiado como o Motor do Ano até 2.0. O três cilindros turbinado que estreou sob o capô do up! foi escolhido de uma lista de finalistas que também contava com 1.4 TSI flex da Audi, 2.0 MultiJet da Jeep, 1.0 Flex da Nissan e 1.0 Drive-E da Volvo.
Na categoria Motor do Ano Acima de 2.0, o prêmio foi para o 3.0 V6 da Audi, usado nos modelos A6 e A7, que foram reestilizados este ano. O propulsor concorreu pelo troféu com o 3.3 V6 da Kia, presente no novo Sorento e Kia Carnival.

Revista Auto Esporte
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-