sábado, 17 de outubro de 2015

Economia: Governo finalmente repassa R$ 3,5 mi para Autarquias de Ensino. Faculdade de Goiana é uma das contempladas

Valor referente ao Proupe já está disponível para 13 instituições de ensino superior

Uma boa notícia para as autarquias educacionais de ensino de Pernambuco: o Governo do Estado realizou novo repasse do Programa Universidade para Todos de Pernambuco, o Proupe, que oferece bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior. O montante de quase R$ 3,5 milhões já está disponível nas contas das 13 instituições que atuam no estado.

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti, responsável pelo gerenciamento do programa), o calendário de repasses está sendo regularizado. “Mesmo em um cenário de crise e dificuldade financeira com a queda da arrecadação, o Governo de Pernambuco cumpre o compromisso assumido com as instituições e demonstra que a educação dos nossos jovens está entre as prioridades da gestão Paulo Câmara”, afirma o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Lucas Ramos (PSB). O parlamentar é um dos articuladores entre as autarquias de ensino e o executivo estadual.

O Proupe oferece bolsas para aproximadamente 10.800 alunos em Pernambuco. O valor não vai para os estudantes, sendo transferido diretamente às instituições. “As autarquias entendem a situação de dificuldade, mas vamos buscar um calendário definitivo de repasse para que as faculdades possam se programar e honrar seus compromissos”, afirma Rinaldo Remígio, presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), uma das instituições que integram o programa e que possui 720 alunos beneficiados.

Na próxima segunda-feira (19), representantes das autarquias participam de reunião na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do deputado Lucas Ramos, para buscar ajustes no programa. “A presença do deputado, que se mostra um defensor da nossa causa, é fundamental para ampliar o debate e fortalecer o Proupe”, declara Remígio.

BOLSAS – O Programa Universidade para Todos de Pernambuco foi implantado pelo Governo do Estado em 2011 e oferece bolsas de 100%, 50% e 25% para estudantes matriculados em cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura). Entre os critérios de avaliação, está a média das notas do vestibular ou das disciplinas cursadas, no caso de estudantes do segundo período em diante. O Proupe atende alunos nas autarquias de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

Assessoria

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-