02 setembro 2015

Desumano: Em Goiana, internauta denuncia coleta inapropriada e funcionário em meio ao lixo

Como se já não fosse o bastante gastar cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) na coleta de lixo, a Brasfort, empresa responsável pelo serviço e contratada pela Prefeitura de Goiana, foi flagrada por internautas do Blog do Anderson Pereira utilizando veículos inadequados para a coleta, além de um funcionário trabalhando em meio ao lixo, com risco de se ferir, contrair doenças ou até mesmo sofrer um grave acidente. Em dois dias consecutivos, internautas flagraram o trabalho sendo realizado por um caminhão caçamba, contudo, um caminhão compactador deveria ser utilizado.

O empresário Carlos Ribeiro afirmou que os flagras foram realizados na Rodovia PE-075 e na Rua da Soledade, no centro. "Essas imagens foram feitas no centro de Goiana e mostram como a empresa contratada pela Prefeitura vem realizando o serviço de coleta de lixo domiciliar em nosso município. Puro descaso. São gastos mais de um milhão de reais todo mês, mas o serviço é de péssima qualidade, além de ser desumano com um trabalhador, que muitas vezes está ali pra sobreviver e acaba se sujeitando a um absurdo desses. O Ministério Público de Pernambuco tem que investigar essas irregularidades", disse.

A coleta do lixo é uma operação perigosa para os garis. De acordo com o Ministério do Trabalho, a atividade em contato permanente com o lixo urbano é classificada como atividade insalubre, em grau máximo. Por isso, a empresa tem que disponibilizar uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dos trabalhadores, além de condições de trabalho que não ponham em risco a vida do seus funcionários.

Um bom veículo de coleta de lixo domiciliar deve possuir as seguintes características: Não permitir derramamento do lixo ou do chorume na via pública; apresentar altura de carregamento na linha de cintura dos garis, ou seja, no máximo a 1,20m de altura em relação ao solo; e possuir carregamento traseiro, de preferência. Requisitos totalmente divergentes do que se vê nas imagens abaixo.

"O pior de uma gestão ineficiente e incompetente, é a omissão dos seus erros. Outros casos envolvendo a coleta de lixo também foram denunciados nas redes sociais, blogs, rádios e até na TV Globo, mas a empresa sequer corrigiu esses problemas e a Prefeitura não tá nem aí", finalizou o empresário.

Outras denúncias e flagrantes poderão ser enviados para o whatsApp do Blog através do número: (81) 9-9292-6725.
QUINTA-FEIRA (27/08)


SEXTA-FEIRA (28/08)
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-