22 julho 2015

Perigo: Vizinhos temem desabamento de prédio abandonado no centro de Goiana

Dezenas de construções do município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, fazem parte da lista de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e têm o valor arquitetônico, cultural e social preservado por lei. Muitas vezes, no entanto, só por lei. Basta um breve passeio pelas ruas da cidade para flagrar parte do passado em ruínas, completamente abandonado e sem o devido apoio da instituição. Já sem parte do telhado e com alto risco de desabamento, casas e prédios históricos viraram depósitos de lixo e criadouros de ratos, escorpiões e baratas. São imóveis que tentam resistir a processos judiciais de longa data, ao desinteresse dos proprietários, à ineficiência do poder público na fiscalização e aplicação das medidas punitivas.

Um dos imóveis conferidos pelo Blog do Anderson Pereira ocupa o número 43 da Rua Siqueira Campos, no centro da cidade. É uma obra que está abandonada há anos, além de se tornar símbolo do descaso com o passado, a casa virou motivo de queixa de moradores do entorno que poderão ser vítimas de um desabamento. Na última semana, parte do prédio desabou e as paredes racharam, provocando um grande temor aos vizinhos.

"A prefeitura e o Corpo de Bombeiros já foram comunicados sobre o perigo iminente. Nos dias de chuva passamos a madrugada acordados, com medo de um desastre. Esperamos que não seja necessário uma tragédia para que a situação seja solucionada", criticou uma moradora.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-