29 junho 2015

Denúncia: Lixo hospitalar é descartado em praça pública na cidade de Itambé


Agulhas, ampolas, gases, frascos de soro e todo o tipo de material hospitalar foram descartados em uma praça pública, no centro de Itambé, na Mata Norte de Pernambuco, na última semana. No local o fluxo de pessoas é intenso. Os transeuntes, catadores de lixo e agentes de limpeza, assim como o meio ambiente estão expostos a possíveis contaminações provenientes desse tipo de resíduo.

Um internauta do Blog do Anderson Pereira nos enviou as imagens durante o momento exato que um reciclador abria uma bolsa plástica contendo o material contaminante.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o descarte desse tipo de resíduo exige uma coleta rigorosa e que só pode ser feita por empresas especializadas que transportam o lixo para a sua disposição final. O material deve ser depositado em um ponto próximo do local onde foram gerados, o que facilita o transporte até o armazenamento externo. Nesse local, o lixo hospitalar fica isolado até a coleta e o transporte para a unidade de tratamento. Depois de coletados, os rejeitos hospitalares passam por um tratamento que elimina os seus riscos de contaminação. Dessa forma, é possível evitar acidentes de trabalho e contribuir para a saúde da população e do meio ambiente.

Outras denúncias e flagrantes poderão ser enviadas para o whatsApp do Blog através do número: (81) 99292-6725.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-