quarta-feira, 27 de maio de 2015

Política: Por oito votos a sete, Câmara derruba CPI que iria investigar Prefeitura de Goiana


Diante de um plenário lotado em sua maioria por contratados e comissionados de Goiana, a Câmara Municipal, por 08 votos a 07, derrubou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que iria investigar diversas denúncias contra a Prefeitura, na gestão do prefeito Fred Gadelha. O arquivamento da CPI demonstrou a falta de independência da Casa José Pinto de Abreu diante do Executivo, onde boa parte dos vereadores abdicaram de suas obrigações como fiscalizadores do dinheiro público. Como a votação deu empate, houve voto de minerva do presidente da Câmara, vereador Renato Sandré, que também decidiu ir contra a CPI.

Caso fosse aprovada, o relatório das irregularidades da Comissão seria entregue ao Ministério Público de Pernambuco, órgão responsável pela averiguação das denúncias sobre: Valores gastos com o transporte escolar; A desativação e abandono do Matadouro Público; Desvio de mais de R$ 100 mil na compra de medicamentos destinadas aos Postos de Saúde da Família (PSF), A paralisação das reformas dos PSF's e Alterações ilegais no Plano Diretor, tipificadas como atos de improbidade administrativa, favorecendo ilegalmente várias pessoas na atual gestão.

Dentre os assuntos mais comentados após a sessão foi o posicionamento do vereador Bruno Salsa, que de última hora, todo o seu discurso mudou da água pro vinho e, por algum motivo 'desconhecido', pasmem, votou contra a CPI que era presidente e que por várias vezes criticou o governo. Com isso, o prefeito Fred Gadelha escapou mais uma vez da investigação sobre diversas denúncias sobre desvio de verba pública.

Olga Sena, vereadora responsável pela elaboração do relatório da CPI, criticou a Prefeitura pelo desrespeito aos vereadores, que teria se negado a fornecer os documentos solicitados referente aos desvios de verbas. "A Prefeitura de Goiana não respeita a Casa José Pinto de Abreu. Fizemos a solicitação de vários documentos e não recebemos nada", disse. Olga também alfinetou os colegas legisladores afirmando que está atuando em defesa do povo, "Se me negar a aprovar um relatório de investigação, estaria negando os 1.255 votos que recebi da população goianense para defendê-la e respeitá-la. Estou aqui em defesa do povo", completou.

A vereadora Olga Sena também deixou claro no relatório que os vereadores Bruno Salsa, Amanda Gomes e André Ferreira indeferiram os requerimentos para aprofundamento de outras denúncias contra a Secretaria de Saúde. Ela forneceu ao Blog do Anderson Pereira uma cópia da conclusão do documento (Leia abaixo na íntegra).

Amanda Gomes e Josemar Leite foram os únicos contra a CPI que usaram a tribuna para defender seus votos, "Se a CPI for aprovada, o prefeito Fred Gadelha vai ser cassado e as obras irão parar. Que ele termine seu mandato e depois o povo vote a favor ou contra ele nas eleições 2016", falou Amanda. Já Josemar também alegou que as obras iriam parar e que Goiana só tinha a perder com a CPI.

O vereador Zilde Barbosa foi enfático em dizer que a CPI era apenas a primeira etapa para investigação das denúncias apresentadas, dando inclusive, a ampla defesa ao prefeito Fred Gadelha, além de exigir que o prefeito fosse transparente com a população, "Seja transparente com a população, Fred Gadelha. Agora é a hora de mostrar se tem o 'rabo preso' ou não", declarou. Beto Gadelha também evidenciou a falta de transparência da Prefeitura com a Comissão.

Os vereadores que defenderam a CPI foram ovacionados com xingamentos pessoais, além de vaias, gritos e palavrões, por alguns funcionários comissionados, um público que normalmente não comparece habitualmente às sessões.

Os legisladores Ramilson Cabeleireiro e Eduardo Batista tiveram um discurso semelhante e falaram sobre a obrigação dos vereadores de fiscalizarem o executivo, "Não tenho duas caras. Irei elogiar ou criticar quando for necessário. Sou a favor da CPI pois o desgoverno nessa gestão é enorme. A exemplo das Secretarias de Educação e Saúde, que seriam a prioridade da gestão do prefeito Fred Gadelha e até agora não saiu do papel. Que com essa investigação, os secretários possam prestar contas das fraudes encontradas. Eu farei a minha obrigação como vereador, pois tenho respeito e compromisso com os 938 votos que recebi e com toda a população goianense", disse Ramilson.

Afinal, se os vereadores tem a obrigação de fiscalizar, mas abdicam de tal função, será que a Câmara Municipal de Goiana é necessária? Pelos bastidores houve até vereador afirmando que não iria arriscar perder os seus empregos na Prefeitura para defender a CPI, ou seja um típico caso de desrespeito e falta de compromisso com a população goianense.

VOTOS

A FAVOR DA CPI (ficaram de pé) - Zilde Barbosa, Olga Sena, Beto Gadelha, Arnaldo Compensado, Eduardo Batista, Paula Monteiro e Ramilson Cabeleireiro.

CONTRA A CPI (permaneceram sentados) - Renato Sandré, Bruno Salsa, Ana Silveira, Valdete Cruz, Amanda Gomes, Laercio Mello, Josemar Leite e André Rabicó.

Vereadores que votaram contra a CPI

16 Comentários:

Pricilla disse...

Estão comendo molinho por isso votaram contra...
É triste saber que o povo de Goiana vai continuar sendo enganado.
Esses Vereadores são a vergonha da população Goianense.
Meus Sentimentos... Cada dia que passa vocês jogam foram a suas releições vereadores.

maria silva disse...

A grande vitória de Goiana em 2016 será a derrota desse prefeito e esses vereadores que envergonham a casa José Pinto de Abreu.

Yara Maria Silva Da Silva disse...

Isso é um absurdo por isso q o Brasil nunca vai mudar a corrupção está aí pra quem quizer ver a cidadeestregue as traçasburacos animais espalhados pela cidade igreja com mais de 4 anos sem reforma obras inacanaveis tinha q haver uma interdição isso sim cpi pra que são todos Unidos..... Pelos seus interesses próprios....

Diego Diego disse...

Parabens srs.(as) vereadores (as) não existe justificativa as que foram contra isso é so pra ganhar tempo! Mas estamos no Brasil né? O pior é que o povo esquece e vota nessa galera de novo!!!!

Diego Diego disse...

Parabens srs.(as) vereadores (as) não existe justificativa as que foram contra isso é so pra ganhar tempo! Mas estamos no Brasil né? O pior é que o povo esquece e vota nessa galera de novo!!!!

Jorge Rodrigues Monteiro disse...

As constantes recusas do nosso legislativo a implantação da CPI para apurar os possíveis desvios do dinheiro publico, nos remete apenas a um pensamento: Caso a situação seja real, não apenas o prefeito está sendo beneficiado. É vergonhoso ver que aquelas pessoas que foram votadas e eleitas por nós não tem o menor respeito pelo cidadão Goianense que vem a tempos sofrendo com os desmandos do executivo, não apenas desta gestão, pois esse é um problema que apenas foi agravado na atual gestão. Gostaria de lembrar aos nobres vereadores (se é que existe nobreza em ser conivente com fatores que prejudicam a população) que eles tem a obrigação de investigar toda e qualquer possibilidade de desvio do dinheiro publico, deixando a sociedade a par de cada acontecimento. Caros senhores, legislar deve ser visto como uma arte benéfica a todos aqueles que em vocês confiaram e não como algo para satisfazer as vossas vontades sem olhar para o povo que neste momento está sentindo vergonha de cada um de vocês que votou contra a implantação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Contudo caros vereadores Renato, Bruno, Ana, Valdete, Amanda Laércio, Josemar e André, vocês terão a resposta para este ato impeditivo aquela que seria a porta de entrada para uma Goiana melhor nas próximas eleições, onde o povo vos dará a resposta correta para vossos atos.
Legislar requer compromisso com o povo e essa palavra vocês não conhecem.

kleyton ferreira disse...

Isso e uma vergonha par o município vereadores a favo do que esta acontecendo na cidade nos colocarmos par defender os caso da cidade e eles são a favo do que está acabando com o município é mais a música de Bezerra da Silva e a maior realidade

kleyton ferreira disse...

Isso e uma vergonha par o município vereadores a favo do que esta acontecendo na cidade nos colocarmos par defender os caso da cidade e eles são a favo do que está acabando com o município é mais a música de Bezerra da Silva e a maior realidade

karla cassia disse...

parabéns a todos os vereadores que votaram contra a CPI pois vcs pensaram no povo nas obras que estão sendo construídas que com essa investigação elas iriam parar. e o trabalho não pode parar é isso que incomoda a oposição de fred agora é trabalho e mais trabalho.

Everaldo Soares disse...

isto e uma vergonha a onde vamos parar.

Everaldo Soares disse...

isto e uma vergonha a onde vamos parar.

Cidadão Goianense disse...

Foi com muita tristeza e indignação que assisti a Sessão da Câmara Municipal do dia 26/05/2015. Esse é mais um exemplo de descaso com a população, que vê o dinheiro público enchendo os bolsos de políticos corruptos e sem escrúpulos como os que nos representam nesta casa, dos quais o Prefeito, Sr. Fred Gadelha, é o líder da quadrilha. As provas são claras, evidentes, apontadas pelo Tribunal de Contas, mas ainda assim elas não foram suficientes para incriminar esse mafioso de colarinho branco.
Gostaria de parabenizar os vereadores que votaram a favor da implementação da CPI. Seus esforços por Justiça serão recompensados, tenham certeza disso.
Você, morador e eleitor de Goiana: quando for às urnas nas próximas eleições, lembre-se bem desses crápulas que roubam o dinheiro que deveria ser destinado à saúde, educação e segurança da sua cidade. A melhor resposta disso tudo vem das urnas.

Cidadão Goianense disse...

KARIA CASSIA JÁ QUE VOCÊ PARABENIZOU OS VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA A CPI DO PREFEITO FRED GADELHA PELA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO E CORRUPÇÃO PORQUE NÃO CITAR OS NOMES DOS VEREADORES

Silvio Cruz disse...

Karla Cassia, tu e cega e , que trabalho e mais trabalho kkkkkk esses trabalhos tao sendo realizados onde ?, kkkkkkkk so se for nos teus sonhos kkkkkkk goiana entregue aos animais soltos , muriçocas , lamas , Buracos, escuridão dos postes de iluminação, postos sem remédios e médicos, e obras sem conclusão e vc ainda vem falar trabalho e mais trabalhos kkkkk paciencia, tais comendo molinho tambem so sendo isso kkkkkkk, Goiana cidade historia, o arquiteto esta deixando Goiana padrão LUA ( cheias de Buracos ) kkkkkk olha ai os vereadores gente e vejam na próxima Eleição se merecem novamente seus Votos. acho que eles nem estão nem ai consideração em seus votos. Como diz um certo e antigo ditado quem não deve não teme. se Temem alguma coisa Tem no Mato. fiquem de olho povo Goianense.

Jorge Silva disse...

Só quem tem mente de minhoca aprova fred gadelha um cara mentiroso enganador e o povo ainda elogia....existe um ditado que diz o verdadeiro cego é aquele que ver mais nao quer enchergar agora vamos falar...tem obras? Tem ate teve mais todas uma porcaria por exemplo a praça perto da rodoviaria nova gastou uma baita grana só pra encimentar e tapa uns buracos acho q o dinheiro gasto dava pra contratar uns 10 pedreiro 10 ajudante compra os materias e fazer a praça denovo e ainda embolsar uma boa grana e a praça ficava melhor q ta.....Ei goianenses parem de tentar tapar o sol com a peneira os politicos sao pagos com o trabalhos de vcs eu e todos que trabalha paga eles...quem precisa de nos sao eles...parem de fantasiar votem com diginidade escolha seus politicos nao pelo que ele fez ou faz mas pelo carater so sabe o tamanho da dor quem ja passou por ela...queria eu que a nossa justiça fosse diferent que cada gestor que passase no final do seu mandato fosse averiguado cada centavo que gastou e comprovado...porque o dinheiro contribuido nao é deles é nosso para melhoria da cidade e de todos...o brasil é um pais riquissimo se nos não fosse tao explorado pelos politicos todos do brasil tinha estabilidade financeira...

Alvaro Jordao disse...

Olha isso goiana no verdadeiro abandono e esses corruptos votam a favor de um ladrão e pra sair tudinho da camara dos vereadores e entrar quem realmente que trabalhar pela cidade de goiana

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-