quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mata Norte: Secult-PE e Fundarpe promovem ações culturais em Goiana e Nazaré da Mata

Espetáculos de teatro, ações de literatura e patrimônio cultural movimentam a Mata Norte desde a quarta-feira (06/05). Realizadas pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, as ações acontecem até sexta-feira (08/05), no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Nazaré da Mata, e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, em Goiana.  A programação conta com a apresentação do espetáculo “Luiz Lua Gonzaga”, do Grupo Magiluth; leitura dramatizada “Stupro”, com a atriz Augusta Ferraz; workshop de Escrita Criativa, com o escritor Paulo Caldas; lançamento do livro “Ascensão e Queda”, de Wander Shirukaya, vencedor do 1º lugar do Prêmio Pernambuco de Literatura, entre outras atividades.

“Estamos marcando presença em dois municípios da região da Mata Norte, que tradicionalmente recebem nesta época do ano o Festival Pernambuco Nação Cultural. Estamos discutido internamente o FPNC na Secretaria de Cultura e Fundarpe, que irá se adaptar a um novo momento da economia, com um novo modelo, um formato mais autossustentável. Mas é importante manter sua presença nas regiões, com atividades de difusão e formação”, coloca o secretário Marcelino Granja.

Segundo Márcia Souto, presidente da Fundarpe, uma das ideias para o FPNC é manter seu caráter de culminância de uma política cultural, reforçando com ações estruturadoras, e introduzir atividades que possam ocorrer na região ao longo do ano, e não só no período do evento. Neste sentido, para a região da Mata, por exemplo, estão sendo articulados um Seminário de Economia Criativa e um Encontro de Cultura Popular. “Iremos adaptar o FPNC às novas demandas surgidas nas escutas do seminário Todos por Pernambuco”, ressalta Márcia Souto.

LITERATURA – Na programação desta quinta (07/05), o escritor Wander Shirukaya bate um papo com o público sobre o seu romance “Ascensão e queda”, livro vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura. O encontro será às 15h30, no Campus da UPE de Nazaré da Mata. A mediação será do poeta Philippe Wolney.

Já às 19h, também no Campus da UPE, o escritor Paulo Caldas irá ministrar Workshop de Escrita Criativa. Durante a oficina, os alunos da UPE terão noções básicas de criação de textos ficcionais, abordando vários elementos de uma narrativa literária, como personagem, conflito, cena, cenário, entre outros. Os participantes receberão certificado ao final do workshop.

PATRIMÔNIO – Visando contribuir com conhecimentos ligados ao Patrimônio Cultural de Pernambuco no universo escolar da cidade de Goiana, a Coordenação de Educação Patrimonial da Fundarpe realiza nesta quarta (06/05) e quinta (07/05), as atividades “Diálogos Patrimoniais” e “Jogo do Patrimônio”. Destinadas para estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, as ações visam instigar o debate em torno da preservação dos patrimônios material e imaterial do Estado, através de práticas lúdicas de aprendizagem.

Na tarde desta quarta-feira (06/05), foi realizado o Jogo do Patrimônio. A atividade envolveu todos os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, sob a orientação do educador Marcelo Souza. Onde foi confirmado a presença de alguns mestres da cultura popular pernambucana, titulados como Patrimônios Vivos do estado. As atividades deste projeto já foram realizadas, este ano, em Igarassu, durante a Exposição Pernambuco Vivo, que ficou em cartaz 13 a 31 de março.

Já nesta quinta-feira (07/05), quarenta alunos da entidade, sob orientação do educador Mário Gouveia, participam da ação “Diálogos Patrimoniais”. A atividade, que envolve desafios com inventários, criação de mapas, acontece das 9h às 12h e das 13h às 16h. “O conteúdo visa contribuir para que os estudantes possam explorar questões artísticas e potencialidades de uma maneira lúdica para melhor aproveitamento de cada aprendizagem”, ressaltou Mário.
PROGRAMAÇÃO

ARTES CÊNICAS

Sexta-feira, 08/05
Leitura Dramatizada ‘Stupro’ e roda de diálogo com a participação da intérprete, de professores e alunos da UPE
Tradução e interpretação de Augusta Ferraz e direção de Maria Rita Freire Costa
Horário: 19h30 | Local: Auditório do Campus da UPE

LITERATURA

Quinta-feira, 07/05
Workshop de Escrita Criativa, com Paulo Caldas
Horário: 19h | Local: Campus da UPE

Lançamento do livro ‘Ascensão e Queda’, de Wander Shirukaya, 1º lugar do Prêmio Pernambuco de Literatura e roda de diálogo com o autor
Horário: 15h30 | Local: Campus da UPE

PATRIMÔNIO

Quinta-feira, 07/05
Jogo do Patrimônio 2.0
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h | Local: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, Goiana-PE

Assessoria

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-