09 maio 2015

Capacitação: Guardas Municipais de Goiana aprendem a usar armas não letais em curso

Qualificação aconteceu de 1º a 4 de maio. Armamento compreende equipamento de choque e spray de pimenta.

Cerca de 70 profissionais de segurança de órgãos públicos, dentre eles da Guarda Civil Municipal de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, participaram esta semana de um curso sobre a operação de armamentos não letais, que aconteceu até a última segunda-feira (4) no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), no Sertão pernambucano. A formação qualificou Guardas Municipais e Agentes do Poder Judiciário de várias cidades dos Estados de Pernambuco e da Bahia.

O objetivo é mostrar como os profissionais de segurança podem garantir a proteção pessoal e pública, sem precisar do armamento letal, como as armas de fogo. De acordo com o responsável pelo curso, Ricardo Fugante, a capacitação torna prudente o uso do armamento. “Os dispositivos eletrônicos de incapacidade (arma de choque) e espargidores de gel ou espuma (spray de pimenta) têm objetivo de conter pessoas em surto e que estão contra a vida do agente e público. Ela incapacita o indivíduo sem trazer morte, desde que utilizada de forma correta”, explicou o instrutor.

“A agente não pode ficar alheio às atualizações. Este é um uso diferenciado da força sem cometer excessos”, disse um dos representantes da Guarda Municipal de Petrolina e coordenador do curso, Cícero.

Fonte: TVGlobo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-