29 abril 2015

Economia: Dilma diz que licitação do Arco Metropolitano está mais perto

Edital pode ser lançado em maio; presidente diz ser estratégia de desenvolvimento

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (28), que o pacote do governo para ampliar os investimentos em infraestrutura deve ser lançado no mês de maio. Ela afirmou que sua equipe estuda incluir no pacote o lote 1 da construção do Arco Metropolitano de 77 quilômetros para conectar o litoral norte de Pernambuco ao Porto de Suape. Dilma participou nesta terça-feira da inauguração da fábrica Jeep do Grupo Fiat Chrysler, em Goiana cidade da zona da mata de Pernambuco, a 66 quilômetros do Recife, localidade até então sustentada pela cultura da cana-de-açúcar.

O arco viário é estratégico para escoar a produção. A obra foi uma das contrapartidas prometidas pelo Estado de Pernambuco, que passou a responsabilidade para o governo federal. A ideia é construir uma nova pista dupla que vai ligar o norte ao sul do Recife, desafogando o trânsito pesado atualmente verificado no trecho da BR-101 que corta a área metropolitana. Isso deve facilitar a mobilidade de cargas que têm como origem ou destino o Porto de Suape.

A presidente anunciou no evento que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o órgão ambiental de Pernambuco, liberou na segunda-feira (27) a licença prévia para a construção da parte 2 do arco - com cerca de 45 quilômetros, com início em São Lourenço da Mata e término próximo ao Cabo de Santo Agostinho. Com a licença, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai elaborar o termo de referência para lançar o edital para selecionar a empresa responsável pela elaboração do projeto e execução das obras.

O lote 1, que deve ser incluído no pacote a ser lançado em maio, parte de Goiana até São Lourenço da Mata. Nesta segunda-feira, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o pacote deve ficar em torno de R$ 150 bilhões.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-