23 abril 2015

#DespertaGoiana: Agentes Comunitários de Saúde protestam por melhores condições de trabalho


Com faixas e cartazes, cerca de 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Goiana tomaram as ruas da cidade na manhã desta quinta-feira (23), para protestar por melhores condições de trabalho. O movimento intitulado #DespertaGoiana foi promovido pela Associação Municipal de Agentes Comunitários de Saúde (AMACS) e manteve-se forte durante a caminhada de cerca de 2,5km, mesmo diante da chuva. Com adesivos colados ao peito, as agentes expressavam a força da coletividade através da mensagem #SOU ACS, NÃO CANSO DE LUTAR.

As principais reivindicações dos manifestantes foram: Segurança nos postos de saúde; Distribuição de medicação continuada e regular; Serviço público de oftalmologia no município; Fardamento e Equipamentos de Proteção Individual para os ACS's; Manutenção e equipamentos nas unidades de Saúde; Casas adequadas para as unidades de Saúde; Implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil; Remapeamento e contratação de ACS's; Contratação de Agentes de Combate as Endemias (ACE); Investimento da tecnologia no trabalho do ACS; Realização do programa olhar Brasil; Regulamentação e divisão igualitária do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ); Capacitação para os ACS's e ACE's e; Material de trabalho para os Agentes.

"Estamos apenas protestando por nossos direitos, queremos oferecer um serviço diferenciado à população, mas precisamos de uma estrutura digna. A maior oportunidade que Goiana pode oferecer aos seus habitantes é a oportunidade de mantê-los vivos com uma saúde de qualidade", disse a presidente da AMACS, Cleonice Gomes, popular "Ninha".

O manifesto ainda contou com a participação do vereador José Ramilson Ferreira de Brito, do procurador federal Iberlúcio Silva, advogado Carlos Viegas Jr e o representante do transporte alternativo de Goiana, popular "Zé da Pedra".

Os profissionais iniciaram a caminhada a partir da sede da AMACS, na Rua das Quintas, passando pela frente da Prefeitura, na Rua dos Martírios; de onde seguiram para a Secretaria de Saúde, na Rua da Praia, e finalizaram o percurso na Rua Direita, passando pela frente do prédio abandonado da Prefeitura e depois acompanhando a sessão ordinária na Câmara Municipal, onde foi colocada em votação o Projeto de Lei nº 003/2015, que trata sobre a criação do Componente Municipal de Qualidade do Piso de Atenção Básica.

Na plenária, todos os vereadores apoiaram o movimento dos ACS's e votaram a favor do Projeto 003/2015.

Em seu pronunciamento na tribuna, o vereador Bruno Salsa comentou sobre a aprovação do projeto, "Após diversas reuniões com as classes que representam a atenção básica e a gestão municipal conseguimos avançar com o Projeto do PMAQ, aprovado por unanimidade aqui na Câmara Municipal de Goiana. Podemos afirmar que a partir de então, a nossa Atenção Básica está mais fortalecida, assegurando essa produtividade tão sonhada. O PMAQ nos garante não somente uma melhoria no acesso e qualidade do serviço, como também uma forma de incentivo no alcance de metas pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde, garantindo assim uma melhor qualidade de saúde e de atendimento aos goianenses. Com isso a saúde começa a ser levada mais a sério!", evidenciou.

O Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade foi criado em 2011 e ainda não havia sido implantado no município. O PMAQ visa melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde), são acompanhados e avaliados. Além da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
















































 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-