11 março 2015

Mata Norte: Pescadores denunciam poluição e mortandade de peixes no Rio Goiana


O Conselho da Pastoral dos Pescadores e a Colônia de Pescadores de Goiana denunciam a ação de despejo de poluentes no Rio Goiana, localizado na Zona da Mata Norte. Segundo pescadores, desde janeiro cardumes e moluscos estão sendo encontrados mortos nas águas do rio. Eles denunciam ainda que a água está com coloração diferente, escurecida e há também uma espuma, característica de águas com baixo teor de oxigênio. A Colônia de Pescadores diz que dejetos químicos estariam sendo jogados nas águas do rio pela fábrica de papelão Klabin, localizada no município.

A denúncia já foi encaminhada à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em imagens enviadas pelos pescadores da Comunidade Balde do Rio, em Goiana, é possível ver peixes boiando e uma mancha diferenciada na coloração da água, possivelmente provocada pela poluição ambiental e razão da contaminação dos cardumes. Pescadores reclamam que estão há dois meses sem ter pesca para alimentar às famílias.

''A situação está precária. Nós que vivemos no meio ambiente, vemos tudo sendo destruído por falta de responsabilidade dessas empresas e da falta de fiscalização do poder público. Além de prejudicar o meio ambiente e a economia, água está exalando um mau cheiro forte, não conseguimos nem dormir direito com o odor’’, contou o presidente da Colônia de Pescadores, André Nogueira.

Uma nova vistoria deve ser realizada ainda esta semana pela CPRH, segundo a assessoria de Comunicação Social do órgão. O objetivo é identificar os impactos ambientais que o rio pode sofrer após o despejo das substâncias químicas.

Confira abaixo o vídeo que o Blog do Anderson Pereira recebeu de um pescador.



Com informações do DiariodePernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-