22 janeiro 2015

Pitimbu: Prefeitura realiza rondas em toda orla do município

Uma operação de fiscalização realizada por duas motocicletas e duas viaturas do DEMUTRAN resultou em m queda significativa no números de flagrantes, apreensões e autuações de motos e outros veículos automotores que vinham trafegando de forma irregular pela beira-mar, em Pitimbu e Acaú, litoral sul da Paraíba.

A ação conjunta realizada pelo DEMUTRAN/Pitimbu (Departamento Municipal de Trânsito) e pelas Polícias Civil e Militar, em parceria com o DETRAN/PB (Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba), interveio no combate à prática irregular e criminosa cometida por condutores em tráfego por todos os 28 km de orla.

A operação tem objetivo de impedir a circulação de veículos nas praias, o que é proibido, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Na operação, que teve início com levantamentos realizados pela equipe do DEMUTAN, por meio de mapeamento dos locais e verificação dos dias com maior incidência e depois foi realizada a operação ostensiva. A ação prossegue durante todos os dias, e primordialmente nos finais de semana, visando retirar das praias condutores que praticam, além do crime ambiental, direção perigosa e colocam em risco os turistas e pessoas que ali estão tendo seu momento de lazer.

Segundo os agentes de transito, o tráfego de motos, e outros veículos nessas áreas vem ocorrendo no período diurno. "No local coletamos relatos de pessoas da comunidade informando que seus costumes tradicionais estão sendo afetados, como as chamadas "peladinhas", reuniões realizadas à beira-mar em que os moradores degustam com as famílias o produto de suas pescarias coletivas e os piqueniques. "Com o tráfego perigoso de veículos, eles passaram a sofrer riscos de atropelamento na comunidade, onde ainda lembra “que veículos como o triciclo geralmente tem como proprietários os veranistas de estados vizinhos que frequentemente veraneiam em nosso município", explica o diretor-chefe Amaro Batista, titular do Departamento Municipal de Transito em Pitimbu.

O diretor-chefe do DEMUTRAN explica que, com a operação, o objetivo é proteger toda a beira-mar e as tradições culturais das comunidades locais de forma a inibir a interferência danosa, incentivar práticas saudáveis de acesso as praias como de Acaú, Pontas de Coqueiro, praia do Marisco, praia Azul, Pitimbu e praia Bela garantindo segurança e ambiente saudável aos que vem nos visitar e comunidades que dependem da natureza para sustento e produção de cultura e lazer no município.

O policiamento do DEMUTRAN/Pitimbu conta com três viaturas sendo, um veiculo e duas motos, todas caracterizadas, percorrendo toda orla em diligências de abusos durante toda a alta estação.

Ascom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-