14 dezembro 2014

TRT-PE: Goiana recebe mais uma Vara do Trabalho

O presidente do TRT-PE, Ivanildo Andrade, e o juiz Virgínio Benevindes descerram a placa de inauguração da 2ª VT de Goiana

Para atender ao aumento das demandas trabalhistas de Goiana, foi inaugurada, hoje (12) a segunda Vara do Trabalho (VT) do município. A cerimônia, conduzida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, contou com a participação de magistrados, servidores, familiares e autoridades. As novas instalações funcionam no Loteamento Carvalho Feitosa, nº 53, Centro, Goiana-PE.

O juiz titular da 1ª VT de Goiana, Virgínio Henriques Sá Benevindes, assumirá a titularidade da nova unidade, junto com ele irão o diretor de secretaria Gonçalo Machado da Ponte e os servidores Eduardo Morais, Tiago Fritzen, Flávia Marinho e Lívia Perazzo. Inicialmente a vara funcionará com um número reduzido de funcionários, já que não possui ações distribuídas e todos os processos virão na plataforma eletrônica.
Magistrado e servidores da 2ª VT de Goiana com o presidente e o vice-presidente do TRT-PE. Foto: Stela Maris

O presidente Ivanildo Andrade ressaltou que, desde sua posse em 2012, Goiana e Ipojuca apontavam como prioridades de expansão, tendo em vista os investimentos e consequente ampliação do mercado de trabalho nas regiões.  “Precisávamos considerar as estatísticas, mas também tínhamos de mirar o futuro”, disse o desembargador, referindo-se à nova realidade econômica do município.

“A 2ª Vara do Trabalho surge em dois momentos distintos, porém intrinsecamente relacionados a uma mesma realidade, ou seja, o avanço da tecnologia da informação, a vara já nasce sobre a regência do Processo Judicial Eletrônico (PJe JT), bem como no instante em que o município de Goiana é alçado à condição de polo de desenvolvimento industrial da Zona da Mata Norte”, expressou o juiz Virgínio Benevindes. Além desses marcos históricos, o magistrado destaca que a unidade será pioneira em implantar um projeto de gestão, que visa monitorar o cumprimento de metas, aumentando a eficiência e contribuindo para uma melhor prestação jurisdicional.

Goiana ainda receberá uma terceira vara, prevista para ser inaugurada em 2015, juntamente com o novo Fórum Trabalhista, que reunirá as três unidades. Até que haja um equilíbrio entre o número de processos em cada VT, a distribuição priorizará as novas unidades, conforme explicou o juiz  Virgínio Benevindes.
Foto: Stela Maris
Prestigiaram a cerimônia o vice-presidente do Tribunal, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega; a corregedora, desembargadora Virgínia Malta Canavarro; o desembargador André Genn de Assunção Barros; o juiz Saulo Bosco;  o prefeito de Goiana, Frederico Gadelha; a representante da OAB seccional de Goiana;  o secretário-geral da presidência, Ayrton Porto; o diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim; o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro; o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado; o diretor da Secretaria de Segurança, Transporte e Telefonia, Everson Araujo, entre outras personalidades.

Aumento de demanda: Segundo dados do Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE, ao longo de três anos a demanda da Justiça Trabalhista em Goiana aumentou cerca de 60%. Em 2010, a unidade recebeu 1.407 novas ações, já em 2013, foram 2.246. Até outubro deste ano, por sua vez, houve 1.916, tudo isso antes da fábrica da Fiat Chrysler e de suas fornecedoras entrarem em operação.

Por Helen Falcão/Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-