01 dezembro 2014

Saúde: Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS

Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS. Em Goiana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realiza ações contínuas de esclarecimentos e acompanhamentos à população que vive ou não vive com HIV.

Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida através do sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral), de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação,u so da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado com o HIV e instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.

O serviço de saúde de Goiana conta o CTA, (Centro de Testagem e Acompanhamento) atende diariamente no Loteamento Chaves, por trás do Colégio Benígno Pessoa de Araújo e disponibiliza médicos, enfermeiros e psicólogos para a prevenção, combate e tratamento das causas do HIV.

Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-