quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Paraíba: Prefeito de Pitimbu articula reunião para reativação da balsa que liga Acaú/Carne de Vaca

Na ultima quarta-feira, dia 03, a Prefeitura Municipal de Pitimbu, realizou uma reunião para discutir o retorno da Balsa que liga o distrito de Acaú no município de Pitimbu-PB ao povoado de Carne de Vaca em Goiana-PE.

A reunião, foi bastante proveitosa, estiveram presentes os prefeitos das cidades de Pitimbu(PB), Leonardo Barbalho e de Goiana(PE), Fred Gadelha, a reunião ainda contou com a presença dos representantes do ICMBio, RESEX ACAÚ/GOIANA, Associação das Marisqueiras Pobres de Acaú, Associação MAE, Associação Comunitária dos Pescadores de Carne de Vaca, secretários dos dois municípios, lideranças políticas, assessores e comunidade pesqueira.

O prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho, foi feliz ao falar da importância deste meio de transporte para o fortalecimento do turismo em nossa cidade e região, a facilidade de ir e vir sobre as águas nesta travessia paradisíaca de águas calmas e cheias de maravilhas naturais do litoral paraibano, onde por sua vez mostra todo potencial para ambos estados e para as cidades quais são cortadas pelo Rio Goiana. Ainda para Leonardo, a Balsa terá seu retorno o mais breve possível e assim que Deus nos permitir, para fomentarmos o turismo tanto em Goiana-PE, quanto em Pitimbu-PB. Para assim gerarmos renda e melhor qualidade vida não só para os beneficiários da RESEX ACAU- GOIANA, como também para todos os cidadãos dos dois municípios.

Durante discussão foi decidido a criação do GT (Grupo de Trabalho), com representantes dos dois municípios e demais órgãos participantes da reunião. Esse grupo foi formado para tão somente discutir e esclarecer a qualquer dúvida as comunidades envolvidas durante o período de tramite do processo de reativação e para fortalecer essas comunidades na luta para o retorno desta balsa.

RESEX nada mais é que: Reservas Extrativistas, são espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações tradicionais. Em tais áreas é possível materializar o desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental, com interesses sociais de melhoria de vida das populações que ali habitam.

Uma reunião já tem data marcada para discutir de forma mais aprofundada todas as questões envolvendo as entidades competentes, com a formação do GT, os seis representantes compromissados vão a luta para restabelecer o funcionamento pleno da balsa que liga Acaú à Carne de Vaca, a próxima reunião ficou marcada para o dia 05 de janeiro de 2015, às 09h00 na Associação Comunitária dos Pescadores de Carne de Vaca.

Ascom

1 Comentários:

Antonio Roberto Cavalcanti da Silva Roberto disse...

Senhor Prefeito, Leonardo Barbalho. Os dias 10, 11 e 12 de outubro/15, na casa de um parente de minha nora, participei como ouvinte e visitante na inauguração da praça, onde alguns moradores, representantes do legislativo e vereadores de timbaúba foram convidados a falar e comentar vossos trabalhos em pro ao distrito de Acaú. Percebi sua gestão participativa com a população e os visitantes que vossa senhoria aceita opiniões para melhoria e o bem estar do Distrito de Acaú. 1º melhoria e limpeza no rio que corta o centro do Distrito; 2º Ornamento do Transito com sinalização obrigatória; 3º na entrada da do município de Pitimbu e Acaú sinalizar com placas indicando o município e aludir a km até o local final do município/distrito. Na Br 101, deve ter uma placa indicando ao visitante e morador seu destino;4º criar parceria com os empresários local uniformizar vendas na orla da praia e 5º fazer divulgação das obras e o empreendedorismo. Acredito que o investimento será muito bom e cria emprego e renda para a população.
Visitante de PE - Camaragibe - Antonio Roberto email arcdasilva@gmail.com formação Sociólogo

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-