01 dezembro 2014

Onda Azul: II Circuito Training mobiliza população sobre a importância do combate ao câncer de próstata em Goiana

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância do combate ao câncer de próstata, além da prática de exercícios físicos como aliado na prevenção à doença, o Movement Saúde Treinamento Funcional em conjunto com o vereador Bruno Salsa, promoveram uma belíssima atividade durante a segunda edição do Circuito Training, neste domingo (30), na área central de Goiana.

O Circuito contou com a participação de dezenas de pessoas que puderam desfrutar de várias atividades, como caminhada de 3km, corrida de 5km, dança, body combat e café da manhã. Durante todo o percurso foram disponibilizados quatro postos de água mineral e uma tenda repleta de frutas. A caminhada e a corrida tiveram a largada na Praça do Carmo, na Rua Direita, passando por várias ruas da cidade, a exemplo da Vila Zezita, Vila Castelo Branco, Rua das Quintas, Rua da Soledade, Rua da Praia, Praça Duque de Caxias, Avenidas Nunes Machado e Rua Direita.

De acordo com o vereador e enfermeiro Bruno Salsa, o Circuito foi muito proveitoso e cumpriu com o seu objetivo, "O 2º Circuito Training teve por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a grande importância dos exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como da atividade física como aliado para prevenir a doença. Certamente há muitas dúvidas e preconceito a respeito do toque retal, mas este procedimento salva a vida de milhares de homens todos os anos, e só dura cerca de 15 segundos. É importante ressaltar que no início da doença o câncer de próstata não apresenta sintomas, e é justamente nesta fase que as chances de cura são maiores, por isso a importância dos exames preventivos", esclareceu.

"Aproveito para parabenizar aos amigos Joanys Luiz e Anderson Polga do Movement Saúde pelo belíssimo evento e organização. A atividade foi show, além do solzão que colaborou com uma manhã muito proveitosa e divertida", completou Salsa.

O professor de educação física e um dos diretores do Movement Saúde, Anderson Polga, agradeceu o apoio e a presença de todos os participantes, "Eu gostaria de agradecer imensamente à todos os participantes e patrocinadores do Circuito. O evento foi maravilhoso graças a Deus. Todo mundo interagiu e curtiu, e isso nos motiva para que possamos promover novas edições do Circuito Training, já que esse ano nossas atividades foram um ponta de pé de vários projetos que serão desenvolvidos e aperfeiçoados em 2015 voltados à saúde e ao esporte", disse.

Uma das participantes, a técnica de meio ambiente Werika Guimarães, disse que os eventos promovidos pelo Circuito Training não só mobilizam a população, mas quebram velhos tabus sobre os temas abordados, "A mobilização do combate ao câncer de próstata é imprescindível, pois ainda hoje existem homens que possuem um grande preconceito sobre a realização do toque. O evento é importante para 'acordar' os homens, para que deixem o preconceito de lado e cuidem mais de sua saúde", alertou.

O comerciante Inaldo Francisco e a professora de educação física Alice Francisca foram os ganhadores da corrida de 05 quilômetros em suas respectivas categorias. Como ficaram em primeiro lugar, receberam a premiação de R$ 200 cada um. Eles enalteceram a importância da iniciativa, pois também incentivam os jovens para a prática esportiva. Os participantes relataram que seria importantíssimo que os órgãos públicos investissem mais em atividades esportivas em Goiana, pois não há incentivos conjuntos para as áreas da saúde, lazer e esporte na cidade. Salientaram também que a campanha do combate ao câncer de próstata não deve só acontecer no mês de novembro, mas em todo o ano.

Segundo os organizadores em breve um nova atividade será programada na cidade.

O evento contou com o apoio do Blog do Anderson Pereira, Academia Nutri Sports, Academia R10, Supermercado Geraldão, Calçada da Moda, Cleide Bijoux, Professora Ângela Ninfa, Impacto, Dindo Surf, Fisioderme, Safira Modas, Enildo Lajes, Açougue do Povo, Miranda Seguros, Nutry Easy Suplementos, Onbyte, Posto Veloso, Lojão do Especialista e Itamar Veículos.

Exercícios vigorosos são aliados no combate ao câncer de próstata

Segundo pesquisadores, pacientes com a doença deveriam se exercitar três horas por semana. Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou uma equipe de pesquisadores do departamento de epidemiologia em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Eles complementam, porém, que mesmo a atividade física moderada parece diminuir os riscos em geral de morte por qualquer causa.






























































 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-