quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Gerência Regional de Educação: Conselheiros escolares da Mata Norte concluem curso de formação pioneiro na região

A Secretaria Estadual de Educação, por meio da GRE Mata Norte, e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizou no último dia 18 de dezembro a conclusão da primeira turma do Curso para Formação de Conselheiros Escolares. O curso do MEC visa estimular e fortalecer a participação dos conselhos escolares na gestão democrática das escolas, aprimorando-os e deixando-os ainda mais dinâmicos, a partir do momento em que se aprende qual é a verdadeira importância do conselho na escola.

Os tutores selecionados participaram curso é baseado em 12 cadernos que organizam os conselhos da escola, que são produzidos pelo Ministério da Educação cuja formação se deu pela Universidade do Rio Grande do Norte. Já o curso para conselheiros, foi produzido pela Universidade Federal do Ceará, também parceira do projeto.

Mais de 30 conselheiros escolares receberam seus certificados na solenidade de formatura, que aconteceu na sede da GRE Mata Norte, em Nazaré da Mata com a presença de Gestores Escolares, Professores, técnicos, cursistas e demais convidados.

 A formação dessa primeira turma foi possível graças à Gestão democrática defendida pela Gestora da GRE Mata Norte Luciana Anacleto, que investe em ações que proporcionam essa abertura. Para  Veridiana Brito ,que foi a tutora da turma piloto, o objetivo da gestão hoje é que os conselheiros se tornem mais atuantes e a comunidade participe cada vez mais da gestão escolar.

“Estamos felizes e agradecidos a Deus por finalizarmos esta ação pioneira, que visa auxiliar na democratização das escolas públicas, oportunizando vez, voz e voto aos atores dos diversos seguimentos da escola. Nós, defensores da escola transformadora, que proporciona o exercício da cidadania com igualdade e participação, nos sentimos honrados em poder compartilhar com esta iniciativa. Ser tutora desse curso foi muito enriquecedor para a minha prática profissional. Ter cursistas dos diversos segmentos da escola (gestores, professores, técnicos, pais e alunos) garantiu a todos o acesso ao conhecimento, colaborando com a gestão democrática e participativa, tão defendida pelo governo do estado de Pernambuco e efetivada pelas ações da nossa gestora, Luciana Anacleto. Agradeço pela partilha do conhecimento e a todos que acreditam no sucesso de uma educação que se concretiza através da ação de cada um, sempre buscando o bem comum”, disse Veridiana.

Para Luciana Anacleto, Gestora Estadual da GRE Mata Norte, a iniciativa pioneira na região foi de grande importância para a conscientização da comunidade como um todo.

 “A formação desses conselheiros foi uma ação maravilhosa, de exercício da democracia, que possibilita aos diversos sujeitos participar da gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola. E Veridiana veio com esse sonho, que foi abraçado por todos nós do Governo do Estado e agora estamos com essa primeira turma diplomada por ela, junto com a Secretaria Estadual de Educação.”, afirmou Luciana.

Representantes do GAFCE e da Secretaria de Educação de Pernambuco, Josenildo Henrique e Ana Vilela,  também estiveram presentes no evento e parabenizaram Veridiana pelo trabalho realizado.

“O nosso papel é justamente articular e estimular a participação ativa das pessoas no Conselho Escolar. Daí a importância de parabenizarmos o trabalho feito pela gestão da Mata Norte, na pessoa da professora tutora Veridiana, que contribuiu imensamente com esse trabalho do Ministério da Educação, que é uma proposta interministerial de que as escolas tornem-se cada vez mais democráticas. E a democracia das escolas passa pelo Conselho Escolar. Então todos estão de parabéns por ter aqui a primeira turma da regional sendo formada. Para nós é uma alegria muito grande.”, afirmou Josenildo, membro da coordenação estadual dos Conselhos Escolares.

O cursista e gestor da Escola Elizabeth Lyra, em Timbaúba, José Arnaldo, agradeceu em nome de toda a turma. “Quero agradecer em nome de todos pelo esforço e atuação da nossa tutora, que fez toda a diferença, auxiliando-nos para a conclusão plena do curso”.

Na ocasião, também foi homenageado o professor Jayse Antônio da Silva Ferreira, da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, de Itambé (PE), ganhador no 8º Prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Médio, por sua experiência pedagógica bem sucedida e inovadora “Eu sou uma obra de arte: etnias do mundo”. O prêmio reconhece e valoriza iniciativas de professores da educação básica pública. A premiação aconteceu no dia 11 de dezembro, em São Paulo. Nessa edição foram apresentados 6.808 projetos, de mais de 2 mil municípios.

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-