26 dezembro 2014

Acessibilidade: Rota de operação do PE Conduz inicia funcionamento em Timbaúba

Com implementação da atividade, a cidade da Zona da Mata Norte é a sexta do Estado a contar com a ação

A cidade de Timbaúba, Zona da Mata Norte do Estado, localizada a cerca de 107 quilômetros do Recife, foi contemplada nesta terça-feira (23) com o início da rota de operação do Programa PE Conduz. A ação estadual que garante transporte gratuito a pessoas com severo comprometimento de mobilidade desde a sua residência até clínicas específicas para a realização de serviços de habilitação, reabilitação e tratamento de saúde, finda o ano com o funcionamento em seis cidades do Estado, sendo apenas em 2014, ampliado para três dessas.

A primeira rota de atendimento do programa em Timbaúba saiu da casa de Maria Laurentino de 20 anos, moradora do Alto do Cruzeiro, até o Hospital Ferreira Lima. Com tetraplegia e usando cadeiras de rodas, a usuária do programa garantiu ter sentido segurança no translado, como também completou sua mãe, a dona de casa Maria José da Silva. “Esta van é ótima porque antes eu pagava um carro para trazê-la até o hospital e ela se incomodava muito por ter que sair da cadeira de rodas até o carro, e vice-versa, mas agora com o PE Conduz, ela vem com segurança e sem precisar sair da cadeira de rodas”, detalhou.

O início da rota foi prestigiado pela secretária de Saúde do município, Rafaella Marinho; pela representante da Secretaria de Assistência Social, Rosa Maria da Silva, pela coordenação do PE Conduz e pela equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), além do prefeito João Rodrigues, que avaliou com muita alegria a chegada do equipamento.

“O município já tem suas parcerias através da ADAT e do Hospital Ferreira Lima, mas há uma carência, principalmente na condução dessas pessoas desde seus lares até os seus locais de tratamento, e o Governo do Estado em parceria com o município vem através do PE Conduz tornar isso uma realidade, tornar uma continuidade nesses tratamentos”, reforçou o chefe do executivo.

Números: Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) por meio da sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD) e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a iniciativa já atua nos municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Vitória e Timbaúba, sendo esses três últimos implantados em 2014. A ação é criada por meio de Lei estadual desde 2011 já promoveu até agora mais de 195.482 procedimentos, sendo entre esses, 78.702 mil atendimentos apenas em 2014.

Outra atividade do programa, além de levar os usuários até clínicas credenciadas é realizará nos finais de semana rotas de lazer dentro do município com os usuários cadastrados, oportunizando acesso a cultura e ao lazer.

Para obter mais informações sobre o PE Conduz e fazer o cadastro no programa as pessoas interessadas devem ligar para 0800 281 0312.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-